A importância de limpar a impressora

A importância de limpar a impressora

Segundo uma reportagem da UOL, 90% de todos os problemas que uma impressora apresenta ocorrem por falta de limpeza. Ou seja: a importância de limpar a impressora é enorme e ainda ajuda a evitar prejuízos e, inclusive a necessidade de troca da máquina.

Limpeza de impressora

Fonte: Hewitt and Booth.

Manter a impressora sempre limpa, tanto por dentro quanto por fora, faz com que ela tenha uma vida útil bem mais longa e produza como o esperado. A falta de limpeza aumenta os gastos com manutenção, pois a sujeira acumulada tende a gerar vários tipos de problemas, como falhas de impressão, papel preso e até barulhos inusitados.

Principalmente em impressoras a jato de tinta, manter uma limpeza periódica da máquina é fundamental. Neste tipo de impressora, não é incomum que a poeira se acumule em certas partes da máquina causando vários problemas. Se o papel começar a prender, por exemplo, isso pode significar que há um acúmulo de detritos no carrinho de impressão.

A necessidade de limpeza da impressora varia de acordo com o tipo de máquina. Impressoras a jato de tinta que não são muito usadas precisam passar por uma limpeza profunda ao menos uma vez por ano. Já as que são mais utilizadas precisam de uma manutenção mais constante. E isso pode significar ter que levar a máquina para que um profissional especializado limpe-a profundamente.

Já nas impressoras a lazer, o ideal é realizar essa limpeza toda vez que o toner for trocado. Como a carga do toner é um pó, ele pode acabar escapando e se prendendo aos diversos componentes da impressora com muita facilidade, o que costuma gerar não só falhas na impressão como também o aparecimento de manchas nas folhas impressas.

A importância de limpar a impressora

Fonte: Approach Office Solutions.

Já existem no mercado kits de limpeza para a impressora que podem ajudar a manter o equipamento mais limpo. Porém, mesmo com seu uso, em algum momento é bom que impressora passe por uma manutenção profissional, principalmente se você não estiver planejando trocar de equipamento tão cedo.

Vale lembrar que deixar a limpeza da impressora a cargo de um profissional não deve ser visto como um gasto extra, mas como um investimento. Desmontar e montar uma impressora não é tarefa fácil e exige perícia, pois ela possui uma série de componentes pequenos e delicados que podem estragar com facilidade. E se isso acontecer, você acabará tendo que descartar a máquina e adquirir uma nova.

A utilização de pequenos aspiradores e pincéis também não deve ser feita, pois é comum que poeira e outros detritos se acumulem dentro das impressoras em locais com óleo ou tinta, o que dificulta muito sua remoção. Nas áreas mais visíveis, uma limpeza com pano seco pode ser feita, enquanto a sujeira acumulada nas engrenagens deve ser retirada por um profissional.

Também não é bom assoprar os componentes da impressora, pois isso pode fazer com que alguma quantidade de saliva vá parar dentro da máquina, piorando ainda mais a situação e fazendo com que os defeitos que ela já vem apresentando se intensifiquem. Componentes eletrônicos nem sempre podem ser limpos com materiais úmidos.

Como limpar a impressora

Fonte: Tlists.

Uma das maiores vantagens de enviar a impressora para uma limpeza profissional é que ela volta como nova, aumentando sua vida útil e produtividade. Geralmente, depois da limpeza, é comum que a máquina receba uma nova lubrificação, o que pode fazer com que os barulhos incomuns que ela apresenta diminuam bastante.

Agora que você já sabe mais sobre a importância de limpar a impressora, já pode realizar uma manutenção preventiva na sua máquina. E se você tem uma empresa, saiba que a melhor forma de economizar nesta área pode ser adotando um plano de outsourcing de impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *