Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Bulk Ink, vantagens e desvantagens desse sistema de impressão

14 de setembro de 2015

Na certa você já deve ter visto uma impressora com reservatórios externos de tinta e se pergunta o que era aquilo. O Bulk ink é um sistema contínuo de tintas, também conhecido como Bulk Inkjet, Kit Bulk ou, simplesmente, Bulk. O reservatório substitui os cartuchos originais de impressoras a jato de tinta e pode ser adaptado em algumas impressoras.

Esse sistema contem reservatórios maiores do que os dos cartuchos originais e se conectam às cabeças de impressão através de mangueiras. Esse reservatório é muito mais fácil de ser recarregado, por causa de seu tamanho, e as impressões acabam rendendo mais, por causa da quantidade de tinta que cada um possui.

Bulk Ink, vantagens e desvantagens desse sistema de impressão

O custo de impressão por página de impressoras com bulk ink é cerca de 95% mais baixo do que das impressoras com cartuchos comuns. Além disso, com o bulk ink a produção de resíduos derivados das impressões é bem menos, pois evita o descarte de várias embalagens e cartuchos usados no meio ambiente.

Para quem imprime em grandes quantidades, o Bulk Ink pode significar muito mais do que economia e sustentabilidade: este sistema é capaz de gerar milhares de cópias sem perder qualidade, mantendo todas as características originais do documento.

Por outro lado, ao utilizar este sistema de impressão, não é possível utilizar a função de rascunho rápido para economizar e tornar a impressão mais rápida. Com o bulk ink, só é possível definir a qualidade de impressão para texto e imagem ou foto. O processo de impressão pode acabar sendo muito mais lento, mas nunca perderá qualidade.

Além disso, alguns sistemas de bulk ink são bem trabalhosos para se instalar, exigindo a desmontagem de partes da impressora ou a aquisição de peças para adaptação. E, quando não é feita sua manutenção correta, o bulk ink pode acabar comprometido, com as mangueiras arrebentadas ou vazamentos em seus reservatórios.

Outro fator que influencia na utilização de bulk ink, mas que depende totalmente de seu usuário é a utilização de tintas de qualidade. Ao utilizar uma tinta de qualidade inferior, a impressora acabar com peças danificadas e cabeças de impressão entupidas. Por isso, é muito necessário e importante se atentar a qualidade das tintas na hora de comprá-las.

A utilização do sistema de bulk ink é indicado para quem imprime, no mínimo, 10 páginas por dia. Apesar deste sistema oferecer algumas vantagens, é necessário analisar seu custo/benefício e verificar se ele é realmente vantajoso para suas necessidades, para não acabar com um aparato desnecessário instalado na sua impressora.