Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Quais as principais vantagens do sistema Bulk Ink?

bulk ink

Quando se trata de impressão, nota-se que vários termos começam a ser abordados, uma vez que este assunto é bastante amplo e diversificado, exigindo assim uma atenção especial para um sistema bastante importante: o Bulk Ink.


Vamos conhecer mais sobre este sistema a partir de agora!


O que é Bulk Ink?

O bulk ink é um tipo de sistema contínuo de tintas perfeito para quem precisa fazer uso constante de uma impressora jato de tinta. Ele é uma instalação diferenciada, que substitui os cartuchos tradicionais de impressão por reservatórios de tinta bem maiores, mais ou menos 100 ml de cada uma das cores.


Para deixar o depósito cheio, basta enchê-lo através de garrafas pequenas com tintas, não tendo a necessidade da utilização das seringas, como é feita a recarga de cartucho tradicional.


Lembrando que Sistema Continuo de tinta significa que, depois de instalado o kit não será necessário a remoção dos cartuchos para recarregá-los, bastando apenas adicionar tintas nos reservatórios para que o sistema funcione perfeitamente.


A partir de então, cabe analisar as principais vantagens e desvantagens do Bulk Ink, como veremos a seguir.


Principais Vantagens do Bulk Ink

1. Instalação

Ao falar das principais vantagens do Bulk Ink, é impossível não começar falando da instalação do bulk ink, a qual é bem simples: cada compartimento fica conectado às próprias cabeças de impressão por mangueiras, onde assim, quando acaba a tinta de um dos reservatórios basta reabastecer com recipientes contendo tinta.


Outro ponto interessante que vale destaque é o fato de que não é necessário o uso de seringas, como é tradicionalmente feito na recarga de cartuchos individuais.


2. Custo de Impressão Baixo

Esta vantagem é uma das melhores, uma vez que o custo de impressão chega a ser 95% menor que os cartuchos originais, pois diferente do bulk ink que possui componentes permanentes, os cartuchos de tinta originais são descartáveis.


Além disso, é importante destacar que o bulk ink não agride o ambiente, por não ter nenhuma peça descartável, além do que a diminuição de resíduos é menor, como também possui uma impressão uniforme, com a possibilidade de imprimir milhares de cópias com a mesma qualidade.


Para quem imprime em grande quantidade, as tintas dos reservatórios do bulk ink podem ser compradas até mesmo em litros, que sendo comprada de forma convencional, corresponderia a dezenas de cartuchos.


3. Alto Volume de Impressão com Qualidade

Além de não deixar falhas na área de impressão do papel, também garante a possibilidade de imprimir centenas de cópias, todas com visível qualidade. Ideal para quem precisa imprimir um grande volume de material colorido. Sem a necessidade de substituição de cartuchos, a conta final fica sempre positiva.


Principais Desvantagens do Bulk Ink

Por outro lado, o sistema bulk ink para impressora oferece algumas desvantagens e uma delas é o fato de o usuário não poder utilizar a opção “rascunho”, na tentativa de economizar tinta e de imprimir mais rapidamente.


Além disso, o sistema bulk ink de impressora oferece as opções de qualidade de impressão para texto e imagem ou para foto. O processo de impressão se torna mais lento, embora a qualidade seja maior. Com isso, alguns sistemas são difíceis de serem instalados, exigindo a desmontagem de partes da impressora, podendo ocorrer vazamentos por conta de mangueiras quebradas ou por danos nos reservatórios.


Evidentemente esse tipo de problema não ocorre com o bulk ink Epson, já que o mesmo foi especialmente desenvolvido para facilitar a vida dos usuários.


Recomendações do Bulk Ink

1. Atenção às Tintas

O uso do bulk ink para impressora é recomendável para uma média de impressão de 10 ou mais páginas diárias. Contudo, o usuário deve ficar atento com relação às tintas: algumas, de menor qualidade, podem entupir as cabeças de impressões, além de deteriorar peças da impressora, por este motivo, adquira Tinta para Bulk Ink de lojas que tenham procedência e boa reputação dentre os consumidores.


2. Durabilidade

Com relação aos cartuchos originais, a durabilidade do bulk ink também é superior, uma vez que o chip não queima tão facilmente quanto os chips de cartuchos. Nesses, os chips queimam após uma determinada quantidade de cópias, não sendo possível sua reutilização.


O chip full dos bulk ink, no entanto, em vez de queimar, simplesmente resetam automaticamente ou, em alguns modelos, o usuário os reseta manualmente, retornando à utilização normal.


3. Instalação

A instalação de um bulk ink deve ser feita por profissionais que conheçam o sistema, devendo o usuário procurar uma empresa que ofereça, além de bom preço, qualidade no serviço oferecido e insumos de qualidade, uma vez que a adaptação do Bulk Ink em uma Impressora que não seja assim de fábrica, requer cuidado em dobro.


4. Falta de Garantia do Fabricante

Qualquer problema terá que procurar algum técnico que entende deste sistema, ou o lojista que lhe vendeu.


5. Falta de um Reservatório-Lixo

Alguns sistemas de bulk ink precisam de um reservatório-lixo, chamado de dispenser, que desvia a tinta que é utilizada na limpeza da cabeça de impressão. Isto é, com o passar do tempo, você precisa descartar esta tinta-lixo.


Qual a durabilidade do Sistema Bulk Ink?

Além disso, vale destacar um ponto bastante importante: a durabilidade do Sistema Bulk Ink. Em relação aos cartuchos originais, os quais a durabilidade é bem superior, essa durabilidade é alta, pois o kit não solicita em tão pouco tempo a troca de chip, o que não ocorre em relação aos originais.


Outrossim, os chips dos cartuchos originais possuem um contato, que conforme a quantidade de cópias os mesmos se queimam não sendo mais possível reutilizá-los.


Com o chip full dos Bulks inks isso não ocorre, pois quando o software da impressora acusa que as tintas estão acabando, o mesmo reseta automaticamente ou em alguns modelos tem que se usar o botão de reseter.


Por fim, a conclusão é que a durabilidade do kit e da impressora depende muito da quantidade de cópias que você faz por dia. Se você faz em torno de 20 cópias por dia seu kit terá uma durabilidade de 2 anos em média.


Sugestão de Marca: Epson

A Epson desenvolveu uma linha de impressoras que utilizam o sistema bulk ink com tanques externos ligados à impressora através de tubulação flexível, alimentados por tinta distribuída em frascos de 70ml, atendendo a necessidade de oferecer menor preço.


O sistema bulk ink Epson é vantajoso, já que a impressora foi especialmente desenvolvida para esse tipo de impressão, tendo, inclusive, garantia de fábrica, utilizam em sua maioria o Refil de Tinta Epson T664 e proporcionam maior economia devido à redução nas recargas e aquisição de suprimentos, como Cartucho de Tinta e Acessórios para Recarga, como Seringas, Snap Fil, entre outros.


O primeiro modelo de Impressora Multifuncional Tanque de Tinta lançado pela Epson foi a Ecotank L200. Uma revolução para o sistema de impressão e recarga de impressoras para o mundo.


Principais Dúvidas

A) Quantas cópias consigo fazer com o kit?

Com apenas 100ml de cada cor você consegue imprimir 1.500 cópias chapadas A4 isso é válido para impressoras de 06 ou 04 cores.


B) Qual a economia em relação aos cartuchos originais?

Economia de 95% em relação aos cartuchos originais.


C) Com qual frequência devo usar minha impressora?

Depende muito das tintas que estão sendo utilizadas, veja abaixo qual tinta seu bulk ink esta usando e siga corretamente esta exigência.

Corante: 2 vezes por semana

Corante uv: 2 vezes por semana

Pigmentada e sublimática: É recomendável fazer, pelo menos, uma limpeza de cabeça todos os dias, ou uma impressão.


D) O que é melhor… Cartuchos recarregáveis ou Bulk Ink?

Recomendamos cartuchos recarregáveis para quem faz poucas impressões (em torno de 10 por dia) e bulk ink para quem faz muitas impressões (acima de 10 por dia).


E) Porque alguns bulks inks não resetam automaticamente?

Desde o lançamento da linha multifuncional cx4900 e cx5900 em 2007 a Epson vem tentando bloquear o uso de bulk ink ou até mesmo cartuchos compatíveis.

Após o lançamento dessa linha de impressoras nossos fornecedores sempre tentam se igualar aos chips dos originais, sendo assim, as impressoras lançadas após essa data não aceitam reset automático por causa das impressoras.


F) Posso misturar ou trocar as tintas no mesmo bulk ink?

Poder até pode, mas você perderá qualidade nas primeiras impressões pois é quase impossível esgotar todas as tintas contidas nas mangueiras, cartuchos e reservatórios, então que fique bem claro, poder até pode, mas não damos garantia de qualidade.


G) Se algum cartucho, mangueira, reservatório ou chip, enfim, algum componente do bulk vier a danificar eu posso trocar somente a peça danificada?

Sim, pode ser trocado e dispomos de todos os acessórios para reposição.


H) Qual o custo de impressão por página em um sulfite A4 com uma foto chapada?

Tendo em base as tintas corantes você terá um custo de 0,02 por folha com gasto de tintas.


I) Onde comprar recarga de bulk ink?

Na hora de comprar tinta para recarga de bulk ink você precisa procurar uma loja de suprimentos para impressão. Nessa loja você poderá comprar a tinta correta para o seu tipo de impressora que pode ser tinta corante, tinta pigmentada ou tinta de sublimação. Algumas marcas são próprias para impressoras Epson ou HP, outras, porém, são tintas universais que podem ser utilizadas em todas as marcas de impressoras.

Fale com um Consultor
Seu suporte a um clique.

Atendimento remoto através do Team Viewer.
Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.