Dicas de como aumentar a vida útil da impressora

Com o avanço contínuo da tecnologia em praticamente todos os setores, é difícil manter nossos gadgets sempre atualizados. Com a ideia de uma economia sempre sustentável, tentamos manter ao máximo o tempo de vida de nossos aparelhos. Saber como aumentar a vida útil da impressora é um desses objetivos.

Todos sabemos que o mercado oferece aparelhos cada vez mais eficientes, com mais qualidade e que realizam muitas funções. Isso também é válido para as impressoras. Por conta de toda essa multifuncionalidade, os preços também aumentam e aí deixa de ser bom para o consumidor. Portanto, existem cuidados que devemos ter para a garantia de um tempo maior de funcionalidade dos aparelhos.

Dicas de como aumentar a vida útil da impressora

Fonte: Envato

Confira algumas dicas de como aumentar a vida útil da impressora

Papéis de qualidade

Você pode não saber, mas existem diferenças na qualidade dos múltiplos tipos de papel disponíveis. Essas características, muitas vezes, são imperceptíveis à primeira vista. Porém, a medida que a utilização do papel se torna mais frequente já é possível perceber.

Papéis com qualidade ruim, além de entregarem um péssimo resultado de impressão, podem causar atolamento na impressora e deixar sujeira no equipamento. Isso com certeza fará com que surjam problemas, a curto, médio ou longo prazo. As diferenças de preços entre papel ruim e papel bom é pequena, então vale tomar esse cuidado. Busque por papéis com marcas mais conhecidas e que você já confie.

Manutenção preventiva sempre!

Uma impressora é um aparelho que exige muitos cuidados, principalmente aqueles que são feitos previamente. Para saber como aumentar a vida útil da impressora, você precisa entender a importância da manutenção. Primeiro, a limpeza. A maioria dos problemas que surgem nas impressoras são causados pela sujeira acumulada. Limpar frequentemente seu equipamento é um grande passo para estender o tempo de vida da impressora.

Como aumentar a vida útil da impressora

Fonte: Envato

Comece limpando por fora, com um pano levemente úmido. Com cuidado, limpe a bandeja de impressões e todas as partes que estiverem com poeira. Você pode utilizar um aspirador de pó de pequeno porte para auxiliar nesse processo. Ele irá sugar qualquer poeira não alcançável pelo pano e que pode atrapalhar o fluxo suave de papel na bandeja, que provoca atolamento.

Tendo realizado a limpeza externa, agora chega a hora da interna. Os cabeçotes da impressora são limpos através da utilização do software automático do próprio equipamento. É bem fácil: basta seguir as instruções que aparecerão na tela até o fim. Durante esse procedimento, umas duas folhas podem ser impressas. Isso acontece por conta da limpeza de alguns cartuchos ocasionalmente entupidos.

Dentro da manutenção preventiva de impressoras, a limpeza é a principal delas. Entretanto, existem outras ações incluídas nesse processo. Calibração, testes de impressão e revisão de toner, por exemplo, são algumas delas. O intervalo da manutenção vai depender do quanto aquela impressora é utilizada. Portanto, quanto mais você a utiliza, mais frequente será a manutenção.

Por fim, para quem utiliza pouco a impressora, também existe um cuidado preventivo essencial: imprimir alguma coisa a cada 15 dias. Isso evita o ressecamento da tinta.

Evite desligar e ligar várias vezes

Ligar e desligar a impressora pode trazer muitos danos. Isso acontece porque a cada vez que ela é ligada, os cartuchos são alinhados no trilho. Repetir isso muitas vezes no mesmo dia provoca um desgaste ao aparelho, diminuindo sua vida útil. Quando for desligar, tenha certeza de que não vai mais utilizar.

Saiba como aumentar a vida útil da impressora

Fonte: Envato

Outra dica extremamente importante para aumentar a vida útil da impressora em relação ao desligamento é: nunca desligue a impressora direto da tomada. Isso pode causar danos aos circuitos eletrônicos do equipamento. Desligue primeiro no botão, espere o desligamento total e, aí sim, retire da tomada ou desligue o estabilizador/nobreak.

Atenção com a umidade do papel

Armazenar papel demais na impressora é um grande erro. Esse hábito pode trazer umidade para o papel, que resulta em atolamento da hora de imprimir. A dica é, caso você saiba que vai passar certo tempo sem utilizar o aparelho, retirar os papéis e mantê-los em local arejado. Se você se esquecer disso, quando voltar a usar a impressora, retire o papel que estava lá dentro e folhei com as pontas dos dedos. Procure também colocar a quantidade ideal de papel na bandeja, evitando excessos.

Não transforme seu equipamento em algo totalmente descartável. Saber como aumentar a vida útil da impressora ou de qualquer outro hardware pode ajudar você a economizar um bom dinheiro com o passar do tempo.

Você está buscando por soluções em outsourcing de impressão? A Max Quality pode te ajudar! Entre em contato para fazer um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *