Como escolher a impressora e papel ideais

Para pessoas leigas no assunto sobre tipos de impressão e papéis disponíveis para utilizar, optar entre os diversos materiais disponíveis no mercado pode ser bem difícil. Para facilitar sua vida, a Max Quality preparou este artigo para que você saiba como escolher a impressora e papel ideais para sua necessidade. Confira!

Saiba como escolher a impressora e papel ideais para cada projeto

Escolhendo a impressora

No momento de escolher a impressora e papel ideais para o objetivo que você deseja, a escolha do equipamento dependerá do tipo de papel que será utilizado naquele projeto. Existem vários modelos de impressoras para vários modelos de papéis. Entretanto, não é somente assim que se escolhe um equipamento como esse. Há impressoras para quem deseja economia, qualidade, alta velocidade e diversas outras características específicas.

Como escolher a impressora e papel ideais

Fonte: Freepik

Impressora jato de tinta

É o modelo mais em conta e de fácil manuseio do mercado. Impressoras a jato de tinta são ideais para pequenos negócios e, mais ainda, para uso residencial. Com um modelo multifuncional, você pode copiar, digitalizar e imprimir de forma fácil e rápida.

Impressora a laser

Você busca por alta velocidade de impressão? Então, as impressoras a laser são a melhor opção. Elas são indicadas para empresas e escritórios que fazem muitas impressões diárias, pois a sua tecnologia possibilita mais rapidez e qualidade.

Impressoras a laser possuem o preço um pouco mais alto em relação às impressoras jato de tinta, mas, por servirem para todos os tipos de impressões, seu valor é muito bem compensado. Alguns modelos podem chegar a imprimir até 20 páginas por minuto.

Saiba como escolher a impressora e papel ideais

Fonte: Freepik

Impressora térmica

Esse modelo é utilizado para impressão de notas fiscais, etiquetas, etc. As impressoras térmicas não possuem cartuchos e o processo de impressão é mais veloz do que o das outras. Certos modelos desse equipamento podem imprimir em uma velocidade de 150mm por segundo. São aquelas famosas maquininhas dos supermercados que geram a sua “notinha” após a compra.

Impressora plotter

É ótima para quem deseja imprimir em papéis de tamanho maior que o A4, as famosas folhas de ofício. As impressoras plotter são indicadas para impressões de engenharia, arquitetura, geográficas, etc. Por isso é tão importante entender a sua finalidade para saber como escolher a impressora e papel ideais.

Impressora fotográfica

Está focado(a) na impressão das suas fotos? Então a impressora fotográfica é a ideal para você. Com o desenvolvimento da tecnologia, já é possível achar modelos compactos e bem avançados desse tipo de equipamento. Existem impressoras fotográficas que pesam apenas algumas gramas, permitindo que você envie fotos direto do celular através do Bluetooth.

Escolhendo a impressora e o tipo de papel

Fonte: Freepik

Tipos de papel

Os formatos dos diversos tipos de papéis podem ser classificados pelo seus modelos e tamanhos. Os tamanhos do papel envolvem suas medidas de altura e largura e existem vários para utilização, vai depender para qual finalidade você deseja. Entre os tamanhos de papel podemos destacar o A4, que são as folhas de ofício. Essa escala é variável entre o A0 e o A10, sendo que quanto maior o número, menor o papel e vice-versa.

Em relação aos modelos, existem inúmeros no mercado (exemplo: offset, fotográfico, revista, jornal, couchê, etc). As diferenças entre os modelos irão se apresentar na cor, textura, gramatura e, obviamente, no tamanho.

Como escolher a impressora e papel ideais para cada projeto

Fonte: Freepik

Escolhendo o papel

Para escolher a impressora e papel ideais é preciso pensar no que você quer fazer, qual será o seu projeto. Para impressões totalmente lisas, por exemplo, o papel couchê será o ideal. Já para uma impressão que não precise durar muito, o papel revista atenderá melhor. A gramatura representa o peso do papel e também irá influenciar na sua escolha. Se ela possui um número elevado, seu papel será mais espesso e pesado, sendo também mais durável.

Viu como é preciso estar atento a vários fatores para escolher a impressora e papel ideais? Se está buscando soluções em impressão, a Max Quality pode te ajudar. A empresa fornece o serviço de acordo com a sua necessidade e oferece o gerenciamento correto dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *