Confira as melhores dicas para fazer a manutenção da sua impressora

Confira as melhores dicas para fazer a manutenção da sua impressora

É comum ver pessoas reclamando da impressora. Mas, na maioria das vezes, o problema que a máquina apresenta decorre do comportamento humano. E como a melhor forma de evitar problemas é a manutenção preventiva, confira as melhores dicas para fazer a manutenção da sua impressora.

Confira as melhores dicas para fazer a manutenção da sua impressora

Fonte: Light Print Eg.

Ligue a impressora a um estabilizador: essa não é propriamente uma dica de manutenção, mas manter seus aparelhos eletrônicos ligados a um estabilizar ou nobreak pode aumentar sua vida útil. Isso faz com que oscilações na rede elétrica, que podem afetar componentes vitais da impressora, não afetem sua máquina, mantendo-a em pleno funcionamento por mais tempo.

Evite ligar e desligar a impressora muitas vezes ao dia: se você usa pouco sua impressora, então pode deixá-la desligada. Somente quando houver necessidade, ligue a máquina. Já se você usa muito a impressora, ligue-a junto dos outros aparelhos eletrônicos e mantenha-a assim. Ligar e desligar muitas vezes a impressora pode danificar seus componentes eletrônicos.

Imprima ao menos uma folha por semana: isso evita entupimentos e ressecamentos nas impressoras a jato de tinta. Se você não tiver realmente nada para imprimir, execute o teste automático do sistema operacional do seu computador, pois isso também ajuda a manter o bom funcionamento da impressora.

Use cartuchos e toners confiáveis: é comum que as marcas indiquem o uso de seus próprios cartuchos e toners porque isso garante a qualidade das impressões. Mas você também pode usar periféricos compatíveis desde que eles sejam de marcas confiáveis e ofereçam garantia. Assim, caso ocorra algum problema, você pode registrar uma reclamação e exigir seus direitos.

Impressora

Fonte: HOWFN.

Cuidado ao trocar o cartucho ou toner: execute corretamente os passos de trocar o cartucho ou toner da sua impressora. Forçar a troca, puxar o carrinho de impressão ou mesmo não seguir as especificações do fabricante podem danificar seriamente sua impressora. Sempre que possível, utilize o software da impressora para auxiliar esse trabalho.

Quantidade de papel: deixar muito papel na bandeja da impressora pode ser prejudicial para a máquina, pois aumenta a possibilidade de atolamento, que é quando a impressora puxa mais de uma folha ao mesmo tempo, fazendo com que o material fique preso. Isso pode levar ao aparecimento de problemas mais graves. Por isso, respeite o limite da impressora e coloque papel na bandeja apenas quando for usá-la.

Estado do papel: é importante prestar atenção não só na quantidade, mas também no estado do papel que colocamos na impressora. Folhas rasgadas, molhadas, amassadas ou danificadas de qualquer forma podem causar problemas à máquina. E não se esqueça de ajustar as pinças da impressora, para que o papel não fique torto durante a impressão.

Utilize corretamente as opções de impressão: isso não só ajuda a economizar tinta ao imprimir como também garante uma qualidade de impressão melhor. Dependendo do tipo de papel e da impressão que será realizada, configurar corretamente a máquina garante que o material seja corretamente identificado, evitando problemas e obtendo-se uma impressão perfeita.

Aluguel de impressoras

Fonte: Monster Technology.

Limpe a impressora regularmente: na área externa da máquina, você pode usar um pano seco para espanar a poeira que se acumula na superfície. Já para os componentes internos, utilize os comandos e ferramentas do sistema operacional do seu computador ou do software que acompanha seu equipamento.

Cuidado com o entorno da impressora: coloque sua impressora num local seguro e firme, para que ela fique protegida de quedas, umidade e até do sol. Também evite deixar objetos sobre a máquina ou mesmo deixar cair algo sobre ela, pois choques mecânicos são muito prejudiciais. E nunca se esqueça de deixar fios e cabos sempre fora do caminho, evitando assim seu rompimento.

No caso de você achar trabalhosa a manutenção do equipamento, saiba que existem empresas especializadas para realizar esse tipo de serviço. Vale uma cotação para saber o que é melhor para sua empresa e seu negócio, assim você não desperdiça tempo e dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *