Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Conheça os principais tipos de impressão

Existem muitos tipos de impressão. Por isso, é natural ter dúvidas na hora de adquirir um equipamento ou realizar uma impressão numa gráfica. Conheça os principais tipos de impressão e veja qual delas atende melhor a sua necessidade.

conheca-os-principais-tipos-de-impressao-1

Antes de falar dos principais tipos de impressão, é preciso informar que as impressões podem ser digitais ou mecânicas. As impressões digitais saem direto do universo virtual para a impressora, seja por meio de computadores, pendrives, Wi-Fi, etc. Já as impressões mecânicas necessitam de uma matriz negativa para que a impressão possa ser feita.

Principais tipos de impressão digital

Impressão a jato de tinta: neste tipo de impressão, o documento é impresso através da emissão de centenas de gotículas de tinta, que são lançadas sobre o papel e se fixam nele. As impressoras a jato de tinta são as mais simples e baratas do mercado e, por isso, muito utilizadas tanto em casas quanto em escritórios.

Impressão a laser: diferente das impressoras a jato de tinta, que usam cartuchos, as impressoras a laser utilizam toner. Quando uma impressão é realizada neste tipo de impressora, a máquina esquenta o toner, que libera pigmentos que vão aderindo ao papel e criando o documento.

Impressão térmica: as impressoras térmicas são muito comuns no comércio, pois são utilizadas para a impressão de cupons fiscais, canhotos de cartão, extratos bancários, dentre outros. Ela é feita através do aquecimento seletivo do papel térmico, que ocorre quando a cabeça de impressão passa sobre ele. Essas impressões tendem a se apagar com muita facilidade.

conheca-os-principais-tipos-de-impressao-2

Impressão a cera: o processo é parecido com o da impressão a jato de tinta. No entanto, ao invés de tintas, os cartuchos da impressora possuem cera sólida que necessitam passar por um breve processo de derretimento para, então, ocorrer o gotejamento sobre o suporte. É muito utilizada para a impressão de slides e transparências.

Principais tipos de impressão mecânica

Impressão offset: esse tipo de impressão se baseia na interação entra a água e a gordura presente na tinta offset. Essa é considerada uma impressão mecânica porque o documento necessita de uma matriz, que é transferida para um rolo de impressão e, somente depois disso, passado para o suporte.

Impressão tampográfica: geralmente esse tipo de impressão é utilizada para marcar superfícies irregulares. É utilizada uma chapa metálica, em baixo relevo, chamada de clichê, e uma esponja, chamada tampão. O clichê fica em contato com o tampão até que ele absorva o máximo de tinta para, em seguida, realizar as impressões.

Impressão flexográfica: o princípio deste tipo de impressão é muito parecido com um carimbo, pois consiste em um rolo polimérico de alto relevo que é molhado na tinta e, em seguida, utilizado para transferir o documento para seu suporte. Esse é um processo comum na impressão de rótulos, etiquetas e embalagens.

conheca-os-principais-tipos-de-impressao-3

Impressão tipográfica: esse é o tipo mais antigo e tradicional de impressão, inventado na China, no século V, e posteriormente aprimorado pelo alemão Johannes Gutenberg em 1439. A impressora tipográfica utiliza tipos móveis para transferir tinta para o papel. Hoje em dia esse processo quase não é mais utilizado, somente por pequenas editoras para tiragens artesanais.

Hot stamp: nem todo mundo sabe, mas este é o procedimento que dá acabamento a capas de livros e monografias para que as letras dos títulos fiquem numa cor metálica. Neste processo também são utilizados tipos móveis que transferem a tinta para o suporte. No entanto, os tons metálicos precisam ser aquecidos para passar para o suporte. Por esse motivo, não é possível usar o hot stamp sobre qualquer material, tão comum em capas de livros reencadernados.

Serigrafia: a serigrafia também é um processo de impressão antigo, que utiliza uma tela com pontos vazados ou fechados que definem a posição da aplicação da tinta no suporte. Onde há furos a tinta passa. Para uma impressão serigráfica podem ser necessárias várias telas até se alcançar a imagem escolhida.