Fontes que economizam tinta

Pessoas e empresas gastam milhões todos os anos com impressões sem se dar conta. Realizar uma impressão, por menor que ela seja, é sinônimo de gastos com tinta, papel e eletricidade que, muitas vezes, nos esquecemos de contabilizar. No entanto, utilizar a fonte certa pode ajudar a economizar um pouco. Conheça algumas fontes que economizam tinta.

Fontes para economizar tinta

Fonte: Pipalaska.

No Brasil ainda é muito comum imprimir qualquer tipo de documento sem muito critério, pois as pessoas ainda não sabem lidar muito bem com os documentos digitais e não estão acostumadas a ler textos longos na tela de computadores. Porém, fazer uso consciente dos diferentes dispositivos tem se tornado fundamental para qualquer pessoa ou empresa que almeje ser sustentável.

Vale lembrar também que a maior parte do que imprimimos acaba virando lixo depois de algum tempo e que nem sempre este material é descartado no lugar correto, poluindo ainda mais o meio ambiente. O descarte incorreto de cartuchos e toner também é um problema comum que pode levar a contaminação do solo e do lençol freático, o que é péssimo para a natureza.

Uma das formas de economizar com impressões é usar a impressora em modo econômico, que é mais rápido e consome menos tinta. Porém, algumas impressoras não se adaptam bem a essa opção, gerando impressões falhadas, claras e de baixa qualidade. Outra opção para economizar é utilizar um tipo de fonte que gaste menos tinta.

Felizmente, várias pessoas já pensaram nisso e criaram fontes ecologicamente corretas, conhecidas como ecofontes. Existem ecofontes gratuitas e pagas que podem ser encontradas na internet com facilidade. Quem deseja começar a usar essas fontes deve fazer uma pesquisa para descobrir quais podem ser utilizadas tanto para usos domésticos quanto para usos comerciais.

Ecofontes

Fonte: Ecofont.

As fontes econômicas mesclam pontos pretos e brancos ao invés de criar uma linha contínua para constituir as letras, o que leva a uma enorme economia de tinta e pode fazer com que um cartucho ou toner dure o dobro do tempo. Apesar da fonte ser pontilhada, os pontos brancos não afetam a legibilidade do material e ainda criam um estilo lindo, diferente e econômico.

Uma empresa que deseja economizar com impressões pode começar a configurar os computadores para utilizar uma fonte econômica como fonte padrão para documentos internos, por exemplo. Isso pode ajudar a economizar bastante com tintas e cartuchos e o dinheiro “extra” pode ser destinado a outras áreas que estejam necessitando de investimento.

No entanto, quem não deseja buscar por uma nova fonte e prefere utilizar alguma que faça parte do pacote padrão de qualquer computador deve optar pela fonte Garamond. Um estudo feito por um estudante norte americano e publicado no Journal for Emerging Investigators, de Harvard, constatou que esta é fonte mais econômica para se usar ao imprimir qualquer tipo de documento.

Outro estudo, realizado pelo blog Pinter, utilizou a fonte Arial como ponto de partida e foi comparando várias outras com ela, elegendo a Century Gothic como a mais econômica. Afinal, a tendência é que letras menores e mais finas, como a Century Gothic e a Arial, consumam menos do que aquelas que são mais escuras e trabalhadas.

Fontes que economizam tinta

Fonte: Army Home Front Fund.

O mesmo estudo indicou que as fontes Time News Roman (muito popular em publicações), Verdana e Calibri também podem ser bem econômicas. Já fontes como Impact, Comic Sans e Cooper Black, por serem mais largas, escuras e rebuscadas acabam gastando muito mais tinta na hora de realizar impressões.

Agora que você já conhece algumas fontes que economizam tinta já pode começar a colocar tudo em prática e economizar seu dinheiro. E, é claro, antes de imprimir qualquer documento pergunte-se se isso é realmente necessário.

Comments 1

  1. Pingback: 5 dicas para economizar com impressões | Max Quality | Soluções Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *