Impressora a laser ou a jato de tinta

Impressora a laser ou a jato de tinta: qual é a opção certa para você?

Quando vamos escolher uma impressora ou multifuncional, tanto para uso residencial quanto comercial, sempre temos dúvidas de qual tipo é o melhor. E entre impressora a laser ou a jato de tinta: qual é a opção certa para você?

Tipos de impressora

Fonte: Pixabay.

Atualmente, as impressoras a laser e a jato de tinta são as mais comuns do mercado, o que as torna mais acessíveis. Porém, devido as suas características particulares, cada uma é melhor para determinados usos diários. E utilizar a impressora errada faz com que ela dure muito menos, levando a gastos que poderiam ser economizados. Por isso, é bem importante conhecer os produtos.

A impressora a jato de tinta, como seu próprio nome já diz, utiliza jatos de tinta para gerar os documentos. Conforme o papel vai passando por dentro da impressora, gotículas de tinta são jogadas sobre ele, se fixando e secando para formar textos e imagens. Para quem não costuma realizar um grande número de impressões, esta é uma opção excelente.

Como o custo por impressão das máquinas a jato de tinta costuma ser mais elevando, é mais comum se utilizar esse tipo de impressora quando há utilização apenas ocasional. E, apesar de existirem impressoras industriais a jato de tinta, elas precisam de cartuchos especiais e são mais utilizadas para certos tipos de impressão, o que encarece ainda mais seus custos.

É claro que, em um escritório em que não se realiza muitas impressões, ter uma impressora a jato de tinta é uma opção bastante viável. Afinal, esse tipo de máquina é mais acessível e demanda pouca manutenção. Basta imprimir algumas páginas uma vez por semana para que ela se conserve por bastante tempo.

Cartuchos para impressora

Fonte: Pixabay.

Além disso, a impressora a jato de tinta utiliza cartuchos, que também tendem a ser bastante acessíveis quando comparados com outros materiais, e sua reposição esporádica não pesa muito no orçamento. Para quem necessita realizar impressões coloridas, essa economia pode ser ainda maior, pois toners coloridos costumam custar muito caro.

Porém, impressoras a laser também oferecem ótimas vantagens para quem decide usar este tipo de máquina. Ela utiliza toners ao invés de cartuchos, o que simplifica o processo de impressão. Quando o papel passa por dentro da impressora, o toner esquenta e lança o pigmento sobre ele, gerando impressões bastante rápidas e precisas.

Devido a sua agilidade, com a possibilidade de gerar dezenas (e até centenas!) de impressões numa velocidade impressionante, as impressoras a laser são muito utilizadas em empresas e estabelecimentos comerciais. É claro que nada impede que uma pessoa tenha uma destas em casa, mas geralmente seu custo não compensa.

As impressoras a laser custam um pouco mais do que as tradicionais jato de tinta. Além disso, o custo do toner também é mais elevado que o dos cartuchos; porém, eles duram muito mais, o que barateia o custo por impressão e acaba compensando seu uso quando pensamos na quantidade de material impresso que uma empresa pode precisar produzir.

Impressora a laser ou a jato de tinta

O ponto fraco das impressoras a laser são as impressões coloridas, pois para realizá-las, é preciso adquirir quatro cartuchos, o que torna extremamente caro o custo por página impressa. Para esse valor compensar, é necessário ter um volume extremamente grande de impressões, o que nem sempre temos em casa ou em escritórios de empresas pequenas.

Mas qual a impressora certa? Responder essa pergunta depende dos usos que serão feitos da máquina. Se pretende imprimir poucas páginas esporadicamente, mesmo que numa empresa, uma impressora a jato de tinta pode dar conta do trabalho. Já se um número grande de páginas é impresso diariamente, ter uma impressora a laser pode ser uma opção mais econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *