Como fazer a manutenção de impressora térmica

Como fazer a manutenção de impressora térmica

Todo equipamento eletrônico precisa de manutenção, principalmente quando é usado constantemente, como é o caso das impressoras térmicas. Porém, nem sempre sabemos como fazê-lo. Por isso, veja as dicas da Max Quality de como fazer a manutenção de impressora térmica.

Como fazer a manutenção de impressora térmica

Fonte: Tamebay.

As impressoras térmicas oferecem impressões de qualidade espetacular e fazem parte da rotina de muitas empresas de diferentes nichos. Ficar sem essa máquina pode, muitas vezes, significar prejuízos e fazer com que o negócio fique paralisado por muito tempo, levando até a perda de um dia inteiro de trabalho.

Para se evitar essas situações, o ideal é manter a manutenção de impressora térmica sempre em dia, principalmente se você não tem uma reserva. Vale ressaltar que a manutenção preventiva de qualquer máquina costuma evitar o aparecimento de problemas, além de estimular a conservação dos equipamentos por parte de toda a equipe.

A cabeça de impressão é o componente da impressora térmica que mais merece atenção, pois é muito sensível ao desgaste. Ele deve ser constantemente limpo para garantir uma vida útil mais longa para a impressora, assim como a qualidade das impressões. E vale lembrar que usar ribbon de boa qualidade também influencia no resultado final que obtemos ao imprimir qualquer documento.

Impressora

Fonte: Capture Technologies.

Geralmente, os fabricantes indicam que a limpeza da cabeça de impressão deve ser feita a cada vez que se troca o ribbon ou uma vez por semana, dependendo do quanto a impressora térmica é usada. Essa limpeza é feita de forma manual, com bastante facilidade, e pode fazer com que pequenas falhas de impressão sejam corrigidas.

No caso de impressoras térmicas diretas, que não utilizam ribbon, a limpeza deve ser efetuada a cada dois rolos de etiqueta ou papel. Vale lembrar que a limpeza do rolo de tracionamento, que fica em baixo da cabeça de impressão, também deve ser feita com frequência, pois isso também evita o aparecimento de falhas nas impressões.

Tome muito cuidado ao manusear a impressora térmica quando estiver limpando-a e só faça isso com ela desligada. Abra a cabeça de impressão, retire o papel e o ribbon (caso estejam na impressora) e utilize um algodão, cotonete ou tecido limpo, embebido em álcool isopropílico para fazer a limpeza do local, sem colocar muita pressão.

Impressora térmica

Fonte: Staples.

Em seguida, gire o rolo de tracionamento e limpe-o da mesma forma. Aproveite para tirar qualquer resíduo que estiver visível dentro da sua impressora e não a feche imediatamente. Espere o álcool evaporar e verifique se não ficou nenhum resíduo de algodão ou pano na impressora. Recoloque o ribbon e o papel (ou etiquetas) de volta no lugar para fechar a impressora e religá-la.

Tenha bastante cuidado quando estiver fazendo a manutenção de impressora térmica para não danificá-la, rompendo algum componente importante. Não utilize ferramentas metálicas ou rígidas, tão pouco água.

A manutenção preventiva é bem simples de se fazer principalmente por ser nas partes mais expostas da impressora térmica. Caso você perceba que, mesmo após a limpeza, a máquina continua apresentando problemas, o ideal é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para que a impressora passe por uma avaliação.

Manutenção de impressora térmica

Fonte: JusTransact.

Há casos em que pode ser necessária a troca de alguma peça ou uma limpeza mais profunda, que exigirá uma mão de obra especializada. Por isso, é sempre bom ter à mão o contato de profissionais de confiança para que eles possam avaliar a situação e os problemas, apresentando as melhores formas de resolvê-los.

Agora que você já sabe como fazer a manutenção de impressora térmica, fica bem mais fácil manter a sua mais bem conservada. E, caso ela apresente problemas recorrentes, pode ser a hora de enviá-la para uma manutenção mais profunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *