O que é ribbon e para que serve

O que é ribbon e para que serve

Quem usa impressoras térmicas certamente já ouviu falar de ribbon, mas nem sempre sabe qual sua função ou importância no processo de impressão. Por isso, confira o que é ribbon e para que serve?

O que é ribbon e para que serve

Fonte: Ribbon Printer Express.

O ribbon também é conhecido como fita de transferência térmica (ou thermal transfer ribbon ou, ainda, TTR). Esse é o principal suprimento utilizado em impressoras térmicas e é o que gera as impressões. O ribbon é uma espécie de película plástica revestida com tinta que, ao passar pela cabeça térmica e ser aquecido, transfere as informações para o suporte.

O ribbon possui um lado coberto de tinta, enquanto o outro é coberto de silicone. Ao ser aquecido, a tinta se desprende do ribbon, enquanto o silicone ajuda o calor a se dissipar. Eles são muito utilizados para a impressão de código de barras e, principalmente, de etiquetas, pois tem baixo custo e ajudam na economia de materiais.

Os ribbons são classificados em três tipos: cera, resina e misto. O ribbon de cera é indicado para a impressão de etiquetas de expedição, sinalização, dentre outros. Como a cera pode derreter dependendo da temperatura, é importante que o ribbon seja armazenado corretamente em temperatura baixa. Porém, o custo deste material é baixo e sua impressora possui uma longa vida útil.

Ribbon para impressora

Fonte: Majestic Labels.

Por outro lado, a cera oferece uma baixa aderência, o que faz com que a durabilidade do material não seja tão longa. As impressões realizadas com este tipo de material também tendem a arranhar com facilidade, por isso devem ser colocadas em superfícies em que não sofram muito contato.

Outra opção é o ribbon de resina, que possui alta qualidade e uma ótima aderência em materiais com bases especiais. A resina também oferece uma boa durabilidade, sendo resistente a água, calor, exposição solar e até produtos químicos. Como é muito resistente, esse tipo de impressão é indicado para quando se precisa de etiquetas que durem bastante tempo.

O ribbon misto também é uma opção, e é constituído de cera e resina. Isso faz com que a qualidade e a funcionalidade da cera sejam alheadas à durabilidade da resina, melhorando a fixação da impressão. A impressora que usa ribbon misto precisa aquecer mais a fita de transferência térmica, o que costuma levar a um gasto mais elevado de eletricidade.

O que é ribbon

Fonte: Printer Ribbon.

Porém, as impressões geradas possuem qualidade e durabilidade superior. Esse tipo de impressão é indicado para casos em que o material necessita de uma resistência média, como a impressão de papéis, rótulos e etiquetas que precisam ser resistentes ao contato com água.

A escolha do tipo de ribbon deve levar em conta quais serão os usos do material impresso, pois isso determinará qual a melhor fita de transferência térmica a ser usada. Usar o ribbon de forma equivocada tende a causar problemas no resultado final da impressão, elevando os custos. Por isso é importante avaliar com cuidado suas necessidades antes de decidir qual ribbon usar.

Vale ressaltar que esse método de impressão térmica é o mais utilizado no Brasil, o que facilita encontrar empresas que façam a manutenção deste tipo de máquina. Além disso, o ribbon oferece uma proteção extra para a cabeça de impressão, diminuindo o atrito que ela sofre e aumentando sua vida útil.

Impressora térmica

Fonte: Logis Market.

Agora que você já sabe o que é ribbon e para que serve, fica mais fácil decidir se este é um método de impressão viável para sua empresa e, ainda, qual a melhor opção disponível para atender as suas necessidades cotidianas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *