Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Plotter de impressão: o que é e qual a melhor opção para o seu negócio

Plotter de impressão

Geralmente, quando se trata de impressoras, as mais requisitadas são as que apresentam modelos multifuncionais, principalmente por serem mais práticas e úteis no uso diário, além de serem uma alternativa maravilhosa em gráficas ou escritórios de arquitetura e engenharia, por exemplo.


Sem dúvidas, a melhor opção consiste no investimento em um aparelho mais completo, como a impressora plotter. Se você já teve a necessidade de fazer uma impressão em superfícies e tamanhos diferentes, saiba que necessita desse tipo.


O que é uma Plotter de impressão?

A plotter é uma impressora que foi feita para imprimir trabalhos de qualidade em grandes dimensões, como por exemplo, mapas cartográficos, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas e podem utilizar diversos tipos de papel como papel comum, fotográfico, película, vegetal, auto adesivos, lonas e tecidos especiais.


Com essa impressora, você ganha a possibilidade de imprimir trabalhos de dimensões maiores em relação ao tamanho A3, como mapas, outdoors, banners, plantas e desenhos. Além disso, a plotter também pode ser utilizada para fazer impressões sobre superfícies diferentes.


Qual a melhor opção de Plotter de impressão para o seu negócio?

Como já perceptível, existem vários tipos de impressoras para escolher e, por isso, é de suma importância se atentar para vários detalhes que  a maioria das pessoas não percebem. Com isso, tome cuidado ao definir o maquinário a ser utilizado levando em consideração apenas o atributo do preço.


Para descobrir qual a melhor opção para o seu negócio é necessário que você preste atenção em alguns pontos, tais como:


1. Defina os seus objetivos

Para não se perder em meio a tantas possibilidades de impressão e tipos de plotter, é essencial definir quais possíveis clientes poderão solicitar esse tipo de trabalho para você, assim como se a impressão em grandes formatos será foco do seu trabalho ou apenas uma atividade secundária a ser explorada.


Além disso, é importante ter em mente que, infelizmente, você não vai encontrar uma impressora plotter que consiga atender a todos os tipos de trabalho. Por isso, é primordial focar naquilo que é relevante para o seu negócio e fazer uma escolha inteligente.


2. Pesquise o preço dos suprimentos de cada modelo de Plotter de impressão

O segundo passo crucial é pensar no custo-benefício a longo prazo. Afinal, não adianta investir em uma impressora mais barata se o preço das peças e dos suprimentos são elevados. Afinal de contas, cedo ou tarde os suprimentos acabam. Normalmente, equipamentos de maior valor gastam menos tinta, por exemplo.


3. Analise materiais passíveis de impressão

Sem dúvidas, uma das características da impressoras plotter é a impressão sobre diversas superfícies. Porém, modelos diferentes aceitam inúmeros tipos de superfície, portanto é fundamental a verificação adequada dos materiais que cada equipamento aceita.


Observe também se a impressora trabalha com papéis de vários formatos e espessuras — mais conhecido como gramatura. Lembre-se de verificar essas informações pois, se a sua impressora não aceita materiais de gramatura maior, você pode até mesmo danificar o equipamento ao tentar forçar a impressão.


4. Tecnologia e vida útil

Antes de escolher o modelo de plotter a ser utilizado, vale a pena tentar descobrir qual a vida útil das peças dessa impressora, para evitar que as impressões percam a sua qualidade inicial. Pesquise, inclusive, qual o período indicado pelo fabricante para a manutenção do equipamento, evitando assim possíveis falhas e paradas de produção.


Conte, também, com um software de impressão que permita controlar o processo produtivo para ajudá-lo a analisar o desempenho da máquina e, dessa forma, aumentar a produtividade.


5. Qualidade da Impressão

Qualidade e resolução da impressão são fatores muito importantes, principalmente para quem trabalha em gráficas. No mercado, existem impressoras plotter com qualidade inferior, enquanto outras apresentam precisão fantástica, bastante acima da média.


Os trabalhos que você pretende executar usando a plotter precisam de detalhes perfeitos? Se a resposta for positiva, isso significa que é necessário investir em um modelo mais arrojado.


6. Software do Equipamento

Esse tipo de equipamento geralmente conta com um software para ser instalado nos computadores ou outros aparelhos eletrônicos. O software pode mudar de acordo com a marca e o modelo da impressora.


Verifique se o programa é de uso simples e se permite que o usuário controle a produção. Esses softwares costumam fornecer informações de relevância, como o gasto médio de tinta por cada produção. Quanto mais completo for o software, mais você conhecerá sobre o processo de funcionamento da máquina.


Com tudo isso, fica simples escolher a melhor opção de impressora plotter para o seu negócio.

Fale com um Consultor
Seu suporte a um clique.

Atendimento remoto através do Team Viewer.
Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.