5 problemas de impressão fáceis de resolver

5 problemas de impressão fáceis de resolver

Quando a impressora está funcionando bem, ela ajuda muito no nosso dia a dia. Por outro lado, quando a máquina resolve não funcionar, isso causa atrasos e frustrações. Porém, existem alguns erros corriqueiros que são fáceis de consertar. Confira 5 problemas de impressão fáceis de resolver:

Problemas na impressora

Fonte: Freepik.

1. A impressão leva muito tempo: nada pior do que passar horas num projeto para ter problemas na hora de imprimir. O tempo de impressão lento pode ser causado por uma configuração de alta resolução ou até um problema de memória.

Soluções: imagens em alta resolução demoram mais para serem processadas pela impressora, o que pode causar lentidão. Se você não está imprimindo um documento que necessite de alta qualidade (como um texto), use o modo rascunho, padrão ou normal. Quando for imprimir apresentações ou imagens, volte para a configuração de alta qualidade.

Se imprimir arquivos grandes com imagens complexas faz parte da sua rotina normal de trabalho, considere adicionar memória ao computador para acelerar o processo de impressão. Também é possível alterar a impressão de modo frente e verso para o modo simples. Você vai gastar mais papel, mas a impressão simples leva muito menos tempo.

5 problemas de impressão fáceis de resolver

Fonte: Archway Business.

2. Atolamento de papel: às vezes, o papel pode ficar preso dentro da impressora. O problema é que quando o atolamento de papel acontece com frequência, acaba se torna particularmente irritante, pois acarreta a perda parcial do material que estava sendo impresso e exigindo uma nova impressão.

Soluções: comece inspecionando o caminho do papel e remova qualquer material preso, tomando cuidado para tirar o papel que tenha ficado retido, tentando ao máximo não rasgá-lo. Se a causa for um papel desalinhado, reposicione as outras folhas para garantir que o problema não aconteça novamente.

Vale lembrar que você deve sempre se certificar de que o tipo de papel que está sendo usado para as impressões é suportado pela impressora e se as configurações estão corretas. Lembre-se também de armazenar os papéis que serão usados nas impressões num local seco, pois a umidade que dificulta a impressão.

Impressora

Fonte: Freepik.

3. Impressões com aparência muito ruim: a impressora está funcionando perfeitamente, mas o resultado final é horrível. Ocorrem manchas, a qualidade das imagens está horrível e o documento parece estar desbotando, fazendo-o parecer pouco profissional.

Soluções: verifique o driver da impressora para garantir que você está usando o papel correto. Verifique também se a bandeja está carregada com o papel correto. Observe o posicionamento do papel e se cartuchos ou toners estão funcionando direito, corretamente encaixados e carregados. Se a impressora não é limpa há muito tempo, este também pode ser o problema.

Se depois de todos esses passos você realizar um teste e os problemas persistirem, é provável que esteja acontecendo algum erro de hardware ou que os suprimentos sejam de qualidade inferior ou mesmo tenham ficado armazenados em locais impróprios.

Como corrigir problemas com a impressora

Fonte: Simple Office Solutions.

4. A impressora não está imprimindo: junto com o atolamento de papel, enviar um documento para fila de impressão e não ver nada acontecer é uma das coisas mais irritantes pela qual podemos passar. Porém, a solução para isso pode ser mais simples do que se imagina.

Soluções: verifique se você enviou o documento para a impressora certa. Quando temos várias máquinas, acabar enviando o trabalho para a fila errada é algo que pode acontecer. Para tornar uma determinada impressora padrão, vá em “configurações de impressoras”, clique sobre a máquina que você deseja priorizar e peça para o sistema para defini-la como padrão.

Certifique-se também de que sua impressora está ligada na tomada e plugada no seu computador. Às vezes, ao empurrarmos a mesa ou até mesmo na limpeza do escritório é limpo, é possível que cabos se soltem sem percebermos. Se impressora for nova, verifique se o driver foi corretamente instalado na sua máquina e está funcionando.

Impressão

Fonte: Techradar.

Por fim, se a impressora simplesmente não imprimir seu documento ou ele parecer estar preso na fila de impressões, a solução mais fácil é reiniciar. Comece cancelando a fila de impressora e reenviando o documento. Se isso não funcionar, reinicie seu computador. Por último, desligue a impressora por alguns minutos e depois volte a ligá-la.

5. Tecnologia desatualizada: quando uma impressora nos acompanha por muito tempo realizando um bom trabalho, muitas vezes é difícil desapegar dela. Porém, os anos de uso causam desgastes na máquina e a tecnologia fica desatualizada, muitas vezes perdendo a compatibilidade com os computadores.

Solução: às vezes, a única coisa que podemos fazer é aceitar o fato de que a tecnologia muda e máquinas muito antigas ficam desatualizadas. O custo benefício de manter uma impressora antiga costuma ser enorme e arrumar quem a conserte torna-se cada vez mais difícil. Por isso, se sua impressora está velha e desatualizada, a melhor saída pode ser substituí-la.

Problemas com a impressão

Fonte: Microman.

Para empresas, há também a opção de alugar uma impressora ou mesmo de contratar um serviço de outsourcing de impressão. Existem muitas opções disponíveis no mercado e manter uma impressora antiga geralmente não só é cansativo e caro, como também tende a causar várias chateações e dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *