Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Qual a melhor forma de descartar cartuchos ou toner?

31 de janeiro de 2017

Nem todo mundo sabe como descartar corretamente cartuchos e toner vazios e acaba jogando tudo no lixo comum, sem se atentar muito com o destino deste material. Saiba qual a melhor forma de descartar cartuchos ou toner e onde eles devem ser colocados para evitar o mínimo de impacto ambiental?

Como descartar cartuchos e toner

Fonte: Wiser Recycling.

Um cartucho ou toner descartado de forma incorreta pode demorar milhares de anos para se decompor de forma natural. Feitos essencialmente de plástico, os materiais podem demorar mais de 100 anos para sumir completamente. Além disso, cartuchos e toner possuem componentes metálicos e pequenos circuitos que retardam ainda mais sua decomposição.

Os cartuchos acabam sendo jogados fora com alguns resíduos de tinta dentro deles, assim como os toner possuem resíduos de pigmentos. Esses materiais acabam se desprendendo e se espalhando pelo terreno, sendo absorvidos pela terra e levando a contaminação do lençol freático, algo realmente grave e que pode causar vários problemas em longo prazo.

Sendo assim, é essencial que cartuchos e toner recebam o destino correto quando seus conteúdos acabam e ocorre a necessidade de descarte, para que seus materiais não causem tantos impactos no meio ambiente ou poluam solo, rios, mananciais e, inclusive, o mar.

Lojas de eletrônicos costumam ter lixeiras especiais para estes materiais e pilhas, que também possuem materiais poluentes. Cartuchos e toner descartados nestas lixeiras costumam ser separados e enviados de volta para o fabricante, que reciclam o material ou o elimina de forma ecologicamente correta.

Melhor forma de descartar cartucho e toner

Fonte: Access Printer Products.

Muitas marcas estão empenhadas em deixar o ciclo de vida de seus produtos mais verde e ecologicamente correto e, por isso, investem pesado em programas que recolhem e reciclam cartuchos, toner e qualquer tipo de lixo eletrônico. Geralmente, eles são desmontados e tem suas peças reutilizadas na fabricação de novos materiais.

Busque saber junto à empresa fabricante da sua impressora os locais disponíveis para esse descarte correto ou se elas vão em casa resgatar o material. Neste caso, é possível, inclusive, ganhar cupons de descontos em produtos da marca, tendo em vista que boa parte do material recolhido tende a ser reaproveitado pelo fabricante, gerando ainda mais lucros para ele.

Existem lojas que compram cartuchos e toner para realizar recargas e revender o produto como retificado. Isso não é crime e pode ser feito por qualquer pessoa, porém não há garantias de que esses cartuchos e toner não irão causar danos à impressora. Afinal, o material já passou por um desgaste natural, que pode afetar o equipamento se for reutilizado.

Há também associações de artesãos que trabalham com materiais reciclados, especialmente lixo eletrônico, que recebem e recolhem cartuchos e toner vazios para utilizar em peças de arte ou artesanato. Ao doar esses tipos de materiais a associações, é importante verificar o que eles fazem com as peças que não utilizam, para saber se elas também estão sendo descartadas corretamente.

Qual a melhor forma de descartar cartuchos ou toner?

Fonte: FarraTech.

Empresas que possuem o serviço de outsourcing de impressão não precisam se preocupar com o destino de seus cartuchos e toner. Afinal, o fornecedor do serviço descarta o material corretamente, dando a ele o destino mais correto orientado pelos fabricantes de impressoras e periféricos. Esta é uma das muitas vantagens de ter um serviço de outsourcing de impressão: ele é ecologicamente correto.

O descarte incorreto de lixo eletrônico, como toner e cartuchos, tem se tornado um problema cada vez mais grave para o meio ambiente. Por isso, agora que você já sabe qual a melhor forma de descartar cartuchos ou toner, pode fazer tudo corretamente e evitar que o seu material polua a natureza.

Abra Seu Chamado