Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Recarga de cartucho: vale a pena? Quando saber a hora de trocá-lo?

recarga de cartucho

É indiscutível que o cartucho de tinta da impressora é uma peça fundamental para o seu funcionamento constante. Porém, quando a tinta acaba, surgem algumas dúvidas, tais como: como recarregar um cartucho de impressora? Vale a pena fazer isso, ou é melhor comprar um cartucho novo? Qual o momento certo para realizar a recarga do cartucho?


Adiante falaremos mais sobre esse assunto que gera bastante dúvidas!

Situações Para Recarga de Cartucho

O que é mais falado hoje em dia, é que a recarga de cartuchos danifica as impressoras. Porém, esse fato não é verdade, uma vez que se acredita que isso foi um boato dos fabricantes para não perder o número de vendas de novos cartuchos.


Dessa forma, sempre que possível, é preferível recarregar o cartucho ao invés de trocá-lo. Só em algumas situações que você pode optar pela troca do mesmo, tais quando o cartucho estiver danificado, queimado ou o mesmo apresenta vazamentos constantes.


Em questão de durabilidade, se o cartucho for recarregado de maneira correta, ele tem uma vida útil maior, onde ele só se torna inutilizado quando está danificado ou queimado.


Lembrando que para manter a qualidade e durabilidade, o processo de recarga deve ser feito por especialistas que utilizam tintas e materiais de alta qualidade.


Quando Realizar a Recarga de Cartucho

Antes de mais nada, é preciso pontuar que a recarga não estraga o cartucho de impressora. Isso é um mito que não tem base real. A recarga não prejudica o equipamento da máquina de maneira alguma.


Mas quando essa recarga deve ser feita? A resposta para essa pergunta é um pouco complicada, porque esse número depende de qual é o cartucho que está sendo utilizado. Em média, um cartucho de impressora pode ser recarregado até quatro vezes, mas há cartuchos que podem aguentar até oito recargas. É necessário, então, atentar para as características do seu.


Contudo, é possível afirmar que o momento certo de efetuar a troca é quando aparecem as falhas na impressão. Isto é um indicativo de que a tinta está acabando e, portanto, o cartucho deve ser trocado, o que nem sempre acontece. Existem usuários que buscam utilizar a tinta até que a impressão saia totalmente em branco para ter certeza que a tinta acabou.


O problema é que forçar o cartucho a trabalhar por mais tempo sem que haja tinta o suficiente para uma impressão sem falhas, pode inutilizar o cartucho, ou seja, ele não poderá ser recarregado porque acaba queimando já que a tinta tem função de esfriá-lo como uma espécie de resistência. Se não há tinta, ele esquenta demais e queima o circuito de impressão.


Cartuchos originais têm o custo elevado, então se você é adepto da recarga, ao visualizar as primeiras falhas o recomendado é recarregá-lo/trocá-lo para que ele aguente novas recargas e tenha uma vida útil mais longa.


Por fim, é importante ressaltar que a pirataria também está presente neste setor, quando se trata de cartuchos. Segundo uma pesquisa do United Office on Drugs and Crime, dos Estados Unidos, identificou que de 5% a 7% do comércio mundial de cartuchos para impressoras envolve a venda de produtos pitadas.


Portanto, precisamos destacar que se deve tomar cuidado com as recargas ilegais, para não ocorrerem complicações em sua impressora.


Como identificar um cartucho pirata

Qualidade da Embalagem – Fique atento à detalhes como qualidade da impressão e logos destoantes;


Etiqueta com QR-Code – Cartuchos originais têm um QR-Code enquanto piratas costuma ter um adesivo que simula um QR-Code;


Código de Identificação – A sequência deve ser idêntica tanto na caixa quanto na carcaça do produto;


Conferir na Impressora – As impressoras costumam ter softwares que atestam a autenticidade de um cartucho, um ótimo recurso para evitar os piratas;


Duração e Qualidade da Impressão – O rendimento da impressora diminui com um cartucho ilegal;


Falha ou Quebra do Equipamento – Segundo o especialista, o uso de cartuchos piratas pode resultar em problemas como quebras ou travamentos.

Fale com um Consultor
Seu suporte a um clique.

Atendimento remoto através do Team Viewer.
Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.