Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

Recondicionar ou comprar outro toner, o que é melhor?

17 de junho de 2016

Hoje em dia é possível encontrar não só toners originais e compatíveis para todo tipo de impressora, como também os recarregados e recondicionados. Mas será que devemos recondicionar ou comprar outro toner? O que é melhor?

Recondicionar ou Comprar Outro Toner
Fonte: How to get.

Antigamente, ter uma impressora em casa era um luxo, pois as máquinas custavam muito caro. No entanto, com o passar do tempo, as tecnologias foram se adaptando e houve o barateamento das impressoras. Por outro lado, o preço dos toners aumentou, para que os fornecedores não perdessem sua margem de lucro. Essa mudança criou um mercado completamente novo: o da recarga de toners.

Há uma diferença entre toners recarregados e toners recondicionados. No caso dos recarregados, eles simplesmente recebem uma recarga de tinta similar a original. Já os toners recondicionados ganham uma manutenção completa: eles são abertos, desmontados, limpos e recarregados. Depois do processo, eles ainda são testados para saber se a qualidade de impressão manteve-se compatível com a original.

Quem compra toners recondicionados ou recarregados o faz, principalmente, por causa do preço, bem inferior ao dos originais. Muitas pessoas levam seus próprios toners para fazer a recarga em locais especializados neste tipo de serviço, sem pensar muito se pode haver alguma consequência em relação à utilização deste material em sua impressora.

Recarregar ou Comprar Outro Tonner
Fonte: Aossia.

No entanto, uma dúvida bastante comum é se os toners recondicionados ou recarregados podem estragar a impressora.

Quem faz uso doméstico da impressora, imprimindo pequenos documentos ou trabalhos escolares esporadicamente, geralmente não sente muita diferença ao utilizar os toners recondicionados ou recarregados. No entanto, quem precisa fazer impressões de grande escala ou de alta qualidade costuma sentir a diferença na hora que o documento sai da impressora.

Isso acontece porque o toner recondicionado utiliza a carcaça de um toner original ou compatível que já foi utilizado. Mesmo que ele passe por todo um processo de desmontagem, limpeza e teste, ele já sofreu o desgaste natural para o qual foi projetado. Além disso, as tintas utilizadas não são as originais da marca. Isso faz com que possam ocorrer falhas na impressão, manchas de tinta, entupimentos e outros tipos de problemas que não seriam causados por um toner original. Quanto mais vezes um toner for recondicionado, maior a probabilidade de apresentar problemas em sua estrutura ou nas impressões.

Toners Recondicionados
Fonte: QSoft.

Para quem trabalha com um número pequeno de impressões quase não sente esses problemas. No entanto, em um parque de impressões, com várias impressoras fazendo um grande número de impressões diárias, as consequências de não se estar utilizando toners de boa qualidade podem ser sentidas rapidamente e causarem vários prejuízos.

Outro problema mais grave que pode ocorrer com os toners recondicionados é o vazamento de tinta. Tais vazamentos podem danificar a impressora, principalmente se ela se espalhar pelos mecanismos internos de circuito lógico, tração ou outras peças mais sensíveis. Se a impressora estiver dentro da garantia e for para assistência técnica, eles podem provar que o problema ocorreu devido a mau uso do consumidor através de toners não originais. Isso faz com que a pessoa perca a garantia oferecida pela marca.

Usar ou não toner recondicionado?

Comprar ou Recarrecar o Tonner
Fonte: Lasertek Services.

Cabe a cada tipo de usuário decidir o que é melhor para si e sua impressora. Quem necessita de impressões de alta qualidade deve optar sempre por toners originais, para que seu material fique como o desejado e a impressora não precise de manutenção constante.

Já os usuários caseiros podem fazer a opção mais barata, tendo em vista que suas impressões não necessitam de uma qualidade tão grande. No entanto, se houver algum problema na impressora, é provável que haja perda da garantia da máquina devido a seu mau uso.

Seu suporte à um clique.

Atendimento remoto através do Team Viewer.
Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.