Usar bulk ink pode diminuir os custos com impressão da empresa

Usar bulk ink pode diminuir os custos com impressão da empresa

Em se tratando de impressões, não é incomum buscarmos formas de economizar com elas, principalmente em empresas em que o fluxo de informações é maior. Neste sentido, os bulk inks surgiram como uma alternativa para ajudar nesta economia. Mas será que usar bulk ink pode diminuir os custos com impressão da empresa?

Como diminuir os custos de impressão

Fonte: Ink N Toner UK.

Primeiro, é importante saber o que exatamente é um bulk ink. Conhecido também como kit bulk, bulk inkjet ou somente bulk, consiste em um sistema contínuo de tintas que substitui os cartuchos originais com reservatórios grandes, conectados as cabeças de impressão por mangueiras. Ele é utilizado exclusivamente no sistema a jato de tinta e pode ser adaptado para várias impressoras.

O bulk ink tornou desnecessária a famosa recarga feita com seringas. Na maioria das vezes, os reservatórios de tinta são independentes e podem ser trocados com facilidade ou mesmo recarregados de forma simples, rápida e sem muita sujeira. Isso atraiu muita gente acostumada a gastar muito com cartuchos e recargas, tendo em vista que os reservatórios de tinta duram bastante.

O bulk ink também ajuda muito a reduzir os custos por impressão, que é algo que todas as empresas buscam fazer. Mas também não podemos esquecer que esse sistema diminui a quantidade de resíduos produzidos pela impressão, tendo em vista que não há uma troca constante de cartuchos, contribuindo com a sustentabilidade.

Como demora bem mais a acabar, a utilização do bulk ink também ajuda na geração de documentos mais uniformes. É difícil que uma impressão realizada através do sistema de reservatórios de tinta fique falhada ou apresente imperfeições. Por todos esses motivos, nada mais natural que o bulk ink ter se tornado o queridinho de muitas empresas.

Dicas para economizar com bulk ink

Fonte: Ink Bank.

Porém, para que a utilização desse sistema seja realmente econômica para a empresa, o recomendado é que se imprimam ao menos 10 páginas por dia. Uma quantidade menor de impressões não gera uma economia tão grande para a empresa, o que significa que nem sempre para diminuir os custos de impressão é válido adaptar o parque.

Vale lembrar que, ao se utilizar o bulk ink, é importante investir em tintas de impressão realmente boas, não só para se alcançar bons resultados, mas também para manter o equipamento em bom estado de funcionamento. Tintas de má qualidade danificam as mangueiras e cabeçotes de impressão, levando a falhas e entupimentos, o que exigirá um custo extra com manutenção.

Mas é claro que, como os reservatórios são grandes e duram muito (alguns chegam a ter 100 ml), tentar economizar comprando tintas de qualidade inferior pode ser um erro enorme e fácil de evitar. Atualmente, há impressoras que já vem com bulk ink e investir nas tintas indicadas pela própria marca pode ser uma forma de manter o equipamento funcionando melhor e por mais tempo.

Com o bulk ink torna-se impossível utilizar a função de “rascunho rápido” da impressora, que geralmente ajuda a tornar o processo mais rápido. Ou seja: quem usa bulk ink não pode ter pressa, pois as impressões são realizadas na função “texto e imagem”, o que as torna um pouco mais lentas, mas gera documentos de excelente qualidade.

Usar bulk ink pode diminuir os custos com impressão da empresa

Fonte: The Best Printer.

Certamente usar bulk ink pode diminuir os custos com impressão da empresa, mas é importante avaliar se esta é realmente uma opção válida. Afinal, locais que realizam poucas impressões ou prezam pela agilidade do parque podem acabar tendo problemas com este sistema. Por isso, é válido que se pese todos os prós e contras do sistema antes de adaptar o parque, evitando arrependimentos.

Contatar uma empresa especialista em soluções em impressão pode ser considerada uma ótima saída para um cálculo mais eficiente do seu parque de impressão, já que é normalmente feito por um profissional qualificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *