Você realmente precisa comprar uma impressora

Você realmente precisa comprar uma impressora

Muita gente pensa que impressora é um material de primeira necessidade e que não pode viver sem uma. No entanto, você já parou para pensar em quantas impressões você realiza por mês? Ou por semana? Faça esse balanço e veja se você realmente precisa comprar uma impressora.

Você realmente precisa comprar uma impressora

Fonte: Techcrates.

Antigamente, impressoras eram artigos raros, pois eram bem caras e geralmente só as víamos em empresas ou gráficas. Com o passar do tempo, isso mudou e muitas lojas passaram a vender computadores já com a impressora, o que popularizou o item. O barateamento da produção também fez com que a máquina se tornasse algo bastante acessível e comum a todos.

Hoje em dia, toda empresa tem ao menos uma impressora. Além disso, ela também é presença constante nas casas das pessoas e não é incomum encontrar quem tenha várias impressoras de diversos tipos. É claro que ter uma impressora facilita nossa vida em muitas situações, mas será que vale a pena manter uma máquina como esta?

A verdade é que, mesmo em empresas, há casos em que a impressora fica dias (às vezes semanas) parada, sem nenhum uso ou manutenção. Numa era em que documentos eletrônicos são cada vez mais populares e presentes em nossas vidas, a necessidade de realizar impressões é bem menor, tornando a compra de uma impressora algo a ser colocado em segundo plano.

Aluguel de impressora

Fonte: Green Office.

Atualmente, até a mais simples das papelarias realiza cópias e impressões rápidas, baratas e de boa qualidade, o que diminui a necessidade de termos uma impressora, especialmente em casa. Afinal, a máquina gasta luz, precisa de manutenção constante e quando resolve parar de funcionar, nos deixa extremamente frustrados.

É claro que existem casos em que ter uma impressora é fundamental. Uma empresa que a realiza a impressão de muitos documentos obviamente necessita de ao menos uma máquina. Porém, isso não significa comprar uma impressora seja uma exigência: nos dias de hoje existe a possibilidade de se alugar uma impressora ou mesmo contratar um plano de outsourcing de impressão.

Dessa forma, a empresa não precisa comprar impressoras e ainda pode receber uma assistência técnica preventiva e especializada, que manterá as máquinas funcionando corretamente sem se preocupar com gastos extras. E se a impressora parar de funcionar, basta entrar em contato com o fornecedor e solicitar a troca.

Como comprar impressora

Fonte: BusinessZone.

Já em casa, na maioria das vezes, o uso da impressora é ainda menor. Mesmo no caso de multifuncionais, que exercem mais de uma função, não é incomum que a máquina passe meses desligada. E é aí que mora o problema: quando vamos ligá-la, ela não funciona corretamente e acaba apresentando defeitos que dão trabalho para serem resolvidos, gerando gastos extras.

Mesmo quem imprime algum documento em casa esporadicamente, como contas ou trabalhos escolares, dificilmente liga a impressora todos os dias ou se lembra de realizar uma manutenção periódica preventiva na máquina.

Muitas vezes, as pessoas acham que a impressora apresenta problemas quando mais precisamos dela, mas isso não é verdade. Ela demonstra seus defeitos quando é ligada e utilizada e, se não fazemos isso sempre, ela certamente apresentará esses problemas ao liga-la novamente. Manter uma impressora sem uso em casa também faz com que ela se degrade.

Impressora

Fonte: Just Tech.

Quem pensa em ter uma impressora por comodidade e raramente usá-la, o melhor é continuar usando os serviços de uma gráfica. É provável que os gastos com a compra de uma impressora, os materiais e sua manutenção não compensem financeiramente. Por isso, pense bem se você realmente precisa comprar uma impressora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *