A impressora do tipo plotter é própria para impressões em grandes formatos. Geralmente encontrada em gráficas e bureaus, a plotter tende a ser muito grande e não pode ser instalada em qualquer lugar. Fica a dúvida, será que uma impressora plotter é a ideal para seus trabalhos?
Fonte: Large Format Printer.
É claro que depende muito das suas necessidades cotidianas. Ou seja, quem pretende abrir uma gráfica ou vê uma boa oportunidade de trabalho em adquirir ou alugar este tipo de máquina, então uma impressora do tipo plotter pode realmente ser ideal para seus trabalhos.
Por outro lado, necessidades cotidianas que se resumem a impressões comuns em papel de tamanho A4, como trabalhos de escola, contratos de serviço, relatórios etc, ter uma impressora para plotagem pode ser um grande exagero.
A plotter não é uma impressora fácil ou barata de se manter. Devido ao tamanho do material que imprime, o tamanho da máquina também é bastante avantajado, o que faz com que ocupe muito espaço, às vezes necessitando, inclusive, de uma sala de impressão somente para a instalação da plotter. Além disso, os custos para se manter uma impressora plotter para realizar trabalhos esporádicos pode ser bem oneroso.
Fonte: ABM Federal.
Por outro lado, para quem realiza várias impressões em grande formato, ter um plotter poder ser sinônimo de maiores lucros, pois não há necessidade de terceirizar a impressão.
A plotter é uma impressora criada para imprimir trabalhos de qualidade em grandes dimensões, como banners, cartazes, plantas para arquitetura e engenharia, mapas cartográficos, gráficos, dentre outros. Ela pode utilizar diversos tipos de papel, como o comum e o adesivo, além de películas, tecidos e lonas.
Para caso de impressão de banners e cartazes algumas vezes por ano, pode valer a pena realizar tais impressões numa gráfica de confiança. Isso ajuda a garantir a qualidade do material sem que seja necessário gastar muito dinheiro numa impressora ou destinar uma parte de sua casa para a realização dessas impressões.
As impressoras para plotagem não são ligadas a computadores comuns. Elas têm programas de impressão próprios, que aceitam imagens em uma série de formatos, desde os mais tradicionais aos mais raros. Uma imagem produzida para ser impressa em plotter, inclusive, pode ser tão grande que usar um computador comum em sua criação é um verdadeiro desafio.
As impressoras plotter imprimem imagens de altíssima qualidade em grandes formatos e, por isso, o arquivo a ser impresso acaba sendo grande demais, o que pode fazer com que o computador não a processe corretamente. Por isso, há programas especiais para a criação dessas imagens também.
Muitas gráficas e bureaus optam por não comprar a impressora para plotagem, mas alugá-la ou realizar o outsourcing, pois acabam saindo mais barato contratar esses serviços do que de fato adquirir uma máquina.
Fonte: Uniquez.
Para empresas que estão começando, fazer o outsourcing de uma plotter pode ser mais interessante do que comprar um, principalmente quando não se tem certeza de que haverá mercado para tantas impressões em grande formato.
Já quem possui um negócio e que precisa realizar impressões de grande formato quase diariamente, comprar ou alugar uma impressora para plotagem pode ser uma boa ideia. Assim você não precisa terceirizar as impressões e pode obter um lucro maior em cima das peças.