Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

5 dicas para economizar com impressões

28 de junho de 2017

Ter uma impressora é essencial para muita gente, seja em casa ou no trabalho. E quem já investiu neste tipo de máquina sabe que ela pode ser sinônimo de gastos extras. Por isso, confira essas 5 dicas para economizar com impressões podem ser sempre úteis.

5 dicas para economizar com impressões

Fonte: The Herald.

1. Teste o serviço de algumas gráficas: dependendo do que você for imprimir, sua impressora pode não ser a mais adequada e acabar gastando muita tinta e eletricidade em um único documento. Por isso, teste o serviço de algumas gráficas. Pode não parecer uma boa ideia, mas gráficas costumam ter vários tipos de impressoras que podem ser mais adequadas ao que você está precisando.

Há gráficas que cobram muito barato se quantidade de cópias for grande; outras, oferecem grandes descontos para a primeira impressão. Pesquise empresas que fornecem este tipo de serviço na sua região e peça orçamentos a elas. Você vai acabar descobrindo que imprimir certos tipos de arquivos fora de casa pode sair mais barato.

2. Tenha a impressora certa: antes de investir em uma impressora multifuncional super robusta, pense se ela realmente terá uma real utilização para você. É claro que todo mundo precisa realizar uma impressão uma vez ou outra, mas será que o lançamento mais recente e caro é realmente aquele que se adéqua as suas necessidades?

Quanto mais recursos, mais cara tende a ser uma impressora. E certamente uma máquina cheia de funcionalidades pode ser realmente impressionante, mas nem sempre é a mais indicada para usos domésticos, por exemplo, assim como uma impressora pequena e simples pode apresentar vários problemas quando usara ininterruptamente numa empresa.

Como imprimir sem gastar muito

Fonte: Small Business Trends.

Pondere não só o preço e as funcionalidades das impressoras, mas também a utilidade de suas várias características. Você vai perceber que já pode começar economizando na hora da compra da impressora. Já empresas podem optar pelo serviço de aluguel ou outsourcing de impressão, que tende a sair realmente em conta para quem realiza muitas impressões.

3. Configure corretamente sua impressora: é possível configurar as preferências em relação a uma impressora. Basta ir nas configurações do computador e escolher as opções que mais se adaptam as suas necessidades. Outra boa ideia é prestar atenção na caixa de diálogo que abre quando enviamos um documento para impressão.

Configurar para que a máquina imprima frente e verso pode levar a uma boa economia de papel, enquanto o rascunho rápido gasta menos tinta e faz com que o documento seja entregue mais rapidamente. Se você tem o costume de imprimir imagens e gráficos, selecione esta opção quando for realizar este tipo de impressão para ter melhores resultados.

4. Revise e visualize o documento antes de imprimir: verifique várias vezes o material que você deseja imprimir, realizando uma revisão minuciosa. Isso ajuda a encontrar alguns erros no texto que podem ser corrigidos antes de passados para o papel, o que faria com que a impressão inicial acabasse dispensada.

Como gastar menos com impressões

Fonte: Office Technology.

Ao visualizar o documento antes de enviá-lo para a impressão você também pode acabar percebendo se necessita realmente de todas as folhas. Selecionar parte do documento para a impressão também é possível e ajuda a evitar impressões longas e desnecessárias, o que leva a uma economia de materiais e também de eletricidade.

5. Use fontes que gastam pouca tinta: fontes mais finas e sem serifa gastam menos ao serem impressas. Nem todo mundo pensa nisso ao imprimir um documento e acaba utilizando a fonte padrão dos programas, o que nem sempre é uma boa ideia. E vale lembrar que detalhes em negrito também levam a um gasto maior.

Procure utilizar fontes mais finas quando estiver escrevendo um documento que você sabe que será impresso, como é o caso da Arial e da Century Gothic, por exemplo. Outra boa opção é instalar no computador uma fonte ecologicamente correta, especialmente desenvolvida para ser econômica.

Abra Seu Chamado