As principais diferenças entre cartuchos originais, compatíveis, remanufaturados e falsificados

As principais diferenças entre cartuchos originais, compatíveis, remanufaturados e falsificados

Muita gente pensa que cartucho é tudo igual e acaba comprando qualquer um para colocar na impressora ou mesmo recarregando um antigo e reutilizando-o. Porém, essas escolhas mais baratas podem sair caras, deixando o usuário na mão quando ele mais precisa. Entenda as principais diferenças entre cartuchos originais, compatíveis, remanufaturados e falsificados.

As principais diferenças entre cartuchos originais, compatíveis, remanufaturados e falsificados

Fonte: Ink2Cash.

Cartuchos originais: são aqueles fabricados pela marca da própria impressora. Eles apresentam alto rendimento e desempenho, porém costumam custar um pouco mais. Isso ocorre porque, com o valor das máquinas se tornando cada vez mais competitivo e acessível, os fabricantes resolveram obter mais lucro com a venda de cartuchos.

A utilização de cartuchos originais sempre é recomendada pelos fabricantes, não só porque assim eles conseguem ganhar um pouco mais, mas também porque é possível oferecer maiores garantias quando o consumidor dá preferência para a marca. Assim, se ocorrer algum problema, basta acionar o fabricante para que ele possa corrigi-lo.

Cartuchos compatíveis: são fabricados por diversas empresas de forma a serem compatíveis com determinadas impressoras disponíveis no mercado. Eles não são fabricados pela marca da impressora, mas são novos e nunca foram utilizados, o que dá uma certa segurança ao consumidor, apresentando boa qualidade e rendimento.

Porém, se o cartucho apresentar algum defeito, pode ser bem mais complicado conseguir algum tipo de reembolso. Há vezes em que o cartucho danifica a máquina e, se você estiver usando um compatível, terá que entrar em contato com o fabricante para saber o que pode ser feito. Muitas impressoras perdem a garantia quando não utilizamos nela cartuchos originais.

Tipos de cartucho

Fonte: Ebay.

Cartuchos remanufaturados: geralmente, esse processo é feito tanto com os cartuchos originais quanto com os compatíveis. Os cartuchos usados e vazios passam por uma série de etapas de tratamento e são recarregados com tintas. Assim, eles são recolocados no mercado com um valor baixo, o que acaba atraindo as pessoas.

Porém, os riscos ao utilizar cartuchos remanufaturados é enorme. Afinal, este material já foi usado e sofreu um desgaste natural, que é impossível de se recuperar mesmo que ele passe por um longo processo de recuperação. Além disso, geralmente as tintas colocadas nestes cartuchos não são de boa qualidade, gerando impressões de baixa qualidade.

Muitos cartuchos vendidos como remanufaturados são simplesmente recarregados e recolocados no mercado, sem nenhum critério ou controle de qualidade. Eles não só podem gerar péssimas impressões, como danificar irremediavelmente a máquina, sem oferecer garantia alguma ao consumidor. Além disso, é comum seu rendimento ser bem inferior.

É importante conhecer os termos de garantia da sua impressora, pois muitas marcas classificam a utilização de cartuchos remanufaturados ou recarregados como uma violação dos termos de uso. Ou seja, se a máquina apresentar problemas, o consumidor não está assegurado e terá que arcar com todos os gastos referentes a consertos, troca de peças, etc.

Tipos de cartuchos

Fonte: Inktuit.

Cartuchos falsificados: também muito comuns e com valores baixíssimos, os cartuchos falsificados são cópias dos cartuchos originais e compatíveis. Algumas delas são grosseiras, mas há cópias muito difíceis de distinguir, induzindo o consumidor ao erro, pois acabamos nos sentidos atraídos pela possibilidade de comprar um ótimo produto por um valor muito convidativo.

O principal problema com os cartuchos falsificados é que é impossível conhecer sua procedência. Assim, não sabemos quem é o fabricante, se ele já foi usado e quais são suas garantias. Como pode ser difícil identificar um cartucho falsificado, o ideal é usar o bom senso: sabemos quanto custa um cartucho original. Se o valor estiver muito abaixo do esperado, é preciso desconfiar da oferta.

É comum que cartuchos falsificados apresentem vários tipos de erro, entupimento, mau funcionamento e baixo rendimento. Se você verificar que isso está acontecendo, o ideal é trocar o cartucho o quanto antes para que ele não danifique sua máquina, gerando gastos e problemas ainda maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *