O bulk ink pode ser usado em qualquer impressora

O bulk ink pode ser usado em qualquer impressora

O bulk ink é um recurso que vem se popularizando, principalmente entre pessoas que realizam uma grande quantidade de impressões e desejam obter um menor custo por impressão. Mas será que o bulk ink pode ser usado em qualquer impressora?

Impressoras

Fonte: Saigon Fix-It.

O bulk ink consiste em reservatórios grandes de tinta que são ligados por pequenas mangueiras as impressoras a jato de tinta para substituir os cartuchos tradicionais. Atualmente, alguns fabricantes já estão disponibilizando impressoras com bulk ink de fábrica, enquanto outros colocaram no mercado peças para facilitar a adaptação das máquinas.

Por outro lado, há marcas de impressora que continuam tentando bloquear o uso dos bulk inks em suas máquinas. É fácil de entender porque elas fazem isso: a utilização desses reservatórios significa que a marca estará vendendo menos cartuchos e diminuindo seus lucros. E quando pensamos no preço de um cartucho de impressora, percebemos sua venda pode significar para a marca.

Dessa forma, não é possível usar o bulk ink em qualquer impressora, ao menos por enquanto. Muitas vezes, inclusive, ao tentar forçar uma adaptação na impressora para instalação dos reservatórios, o usuário acaba estragando sua máquina. Assim, ao invés de economizar com impressões, acaba gastando ainda mais com manutenção ou até precisando comprar uma impressora nova.

Bulk Ink para impressora

Fonte: Amazon.

Quem deseja ter uma impressora com bulk ink pode precisar comprar uma máquina nova, dependendo da marca e do modelo que ela possui. Modelos de impressora a jato de tinta muito antigos não aceitam o bulk ink simplesmente porque as tecnologias não são compatíveis. Já modelos novos em que não é possível instalar o reservatório pode apresentar algum bloqueio do fabricante.

O ideal é consultar o fabricante da impressora para saber se é possível adaptá-la para receber o bulk ink. Muitas marcas ensinam como fazer e, inclusive, vendem o reservatório com as tintas originais, o que ajuda a obter impressões de qualidade ainda melhor. Consultar mão de obra profissional também pode ser uma boa ideia para quem deseja adaptar a impressora para o bulk ink.

Para quem realiza um grande número de impressões diárias, utilizar uma impressora com bulk ink pode significar uma boa economia. O custo com impressões pode chegar a ser até 95% menor quando comparado ao uso de cartuchos tradicionais. Isso porque as tintas para impressão podem ser adquiridas em grandes quantidades, barateando todo o processo.

Bulk Ink

Fonte: Ink Bank.

Porém, é importante sempre investir em tintas de boa qualidade mesmo quando vamos usar o bulk ink. Isso porque elas influenciam diretamente na qualidade de impressão obtida. É a combinação de uma boa impressora com boas tintas que resulta em ótimos documentos, mas muita gente ainda ignora isso, obtendo a impressões inferiores.

Vale lembrar que o bulk ink pode não ser a melhor opção para quem deseja economizar com impressões, principalmente para quem também valoriza a velocidade. Isso porque, ao utilizar o bulk ink, não é possível realizar impressões no modo econômico ou rascunho, que costumam ser bem mais rápidos.

Esses modos de impressão econômicos também contribuem com a velocidade de obtenção do documento, além de também ajudarem a economizar tinta. O ideal é pesar as vantagens e desvantagens de usar o bulk ink antes de instalá-lo para não se arrepender depois. Principalmente quem gosta de obter impressões com rapidez pode ter problemas ao usar o bulk ink.

O bulk ink pode ser usado em qualquer impressora

Fonte: Atrium-Pro.

Além disso, como ele não é aceito por todas as impressoras, pode ser interessante procurar outras formas de economizar com impressão, como o uso dos modos rápidos. Para empresas, o outsourcing de impressão, por exemplo, é uma saída bastante viável e econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *