Reduza seus custos de impressão

Quer saber qual é o melhor custo-benefício de impressão para sua empresa?

O que é impressão digital?

8 de abril de 2016

A impressão digital é um tipo de identificação usada no mundo todo. Mas também é um tipo de impressão feita com matriz digital. Temos contato quase todos os dias com diferentes tipos de impressos feitos a partir desta técnica: panfletos, folders, convites, cartões de visita, dentre tantos outros impressos, são, atualmente, frutos da impressão digital.

O que é impressão digital

   Fonte: Securitech.

É considerada uma impressão digital o registro de informações, feito sobre qualquer suporte, recebidas pelo computador na forma de dados digitais. Ou seja, para haver a transferência dos dados do computador para o papel não há necessidade da criação de uma matriz; eles foram simplesmente impressos por uma impressora.

As impressões digitais estão muito presentes no nosso cotidiano e facilitam muito nossas vidas. Dos simples trabalhos escolares, passando por livros, revistas e até brindes, como canetas e canecas, praticamente tudo é feito através da impressão digital.

Esse tipo de impressão começou a se popularizar na década de 1990, com a evolução dos métodos tradicionais de impressão gráfica. Antes, as impressões eram feitas basicamente através de matrizes de chapas de alumínio, que funcionavam como um negativo do que deveria ser impresso, num processo que existe até hoje e é chamado de offset. Apesar de oferecer uma boa qualidade de impressão, o offset pode sair bem caro para quem deseja fazer uma pequena quantidade de impressões, além de ser um processo um pouco mais demorado. A criação dos fotolitos, a montagem, gravação e revelação das chapas, a manutenção das máquinas de impressão, dentre outros custos, fez com que a impressão digital ganhasse cada vez mais importância e mercado.

 

Impressão feita com Matriz Digital

     Fonte: Custom Industries.

Além de permitir a diminuição dos custos, a digitalização do processo de pré-produção tornou possível a qualquer pessoa fazer suas próprias impressões em casa, sem necessariamente enviar o material para uma gráfica. O barateamento das impressões, principalmente para quem deseja fazer uma pequena tiragem do material, foi um atrativo a mais para o crescimento do mercado de impressão digital.

Também passou a ser desnecessário esperar as chapas ficarem prontas, assim como o impresso secar para fazer sua distribuição. Ter impressões prontas e secas cada vez mais rápido significa que o material impresso será distribuído o quanto antes, e o tempo restante pode ser investido em outras atividades, como a criação de outros impressos.

Com o aprimoramento das impressões digitais assim como dos materiais utilizados como suportes (papéis, plásticos, adesivos, vinil, etc), a qualidade dos impressos passou a ser superior. Sem a necessidade de uma matriz física difícil e onerosa de ser feita, tornou-se muito mais fácil confeccionar várias provas do material impresso antes de sua impressão definitiva, facilitando correções de texto e melhorando as combinações de cores. Também passou a ser desnecessário se preocupar se o material imaginado realmente poderia se tornar uma matriz, pois ela foi extinta do processo, dando muito mais liberdade de criação aos designers.

Impressões Digitais - Max Quality

     Fonte: Tekno.

Claro que o surgimento de softwares e computadores cada vez mais avançados contribuiu muito para a impressão digital, permitindo oferecer produtos e serviços cada vez mais baratos, rápidos e de maior qualidade. A customização de peças gráficas tornou-se tão simples que, hoje em dia, muitas pessoas optam por imprimir seus materiais em casa. Uma pessoa que está abrindo uma empresa, por exemplo, pode fazer seus próprios cartões de visita e folhas timbradas sem a necessidade de grandes conhecimentos em informática ou impressão.

Apesar de ser possível fazer impressões digitais em casa, também é importante ressaltar que vale a pena para gráficas investirem nesse mercado, principalmente se o foco da empresa for fazer materiais com pequenas tiragens, como cardápios para restaurantes, convites de casamento e livros sob demanda. Pessoas que desejam ter um material com uma aparência mais profissional buscam as gráficas, inclusive, para desenvolvimento do projeto gráfico.

Tendência ou não as impressões digitais vieram para revolucionar o mercado.

Seu suporte à um clique.

Atendimento remoto através do Team Viewer.
Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.