Impressora Plotter

Plotter: impressões em grandes formatos

Hoje em dia, temos contato diário com todo tipo de impressão, em diferentes formatos, desde folders pequenos até banners enormes. No entanto, nem sempre nos questionamos como é possível fazer impressões tão grandes, chamativas e de alta qualidade. Para este tipo de impressões em grandes formatos utiliza-se o plotter.

Plotter: Impressões em grandes formatosFonte: Max Quality.

Plotter é um tipo de impressora voltada para a criação de impressões grandes com qualidade superior, tais como projetos de arquitetura e engenharia, mapas cartográficos, propagandas, banners etc. Devido ao tamanho do material que gera, não é comum as pessoas terem esse tipo de impressora em casa ou no escritório. Ela é mais vista em gráficas e birôs de impressão e trabalha com programas específicos que aceitam praticamente todo tipo de formato de imagem.

Enquanto as impressoras comuns trabalham com folhas de tamanho até A4 (297 x 210 mm), as impressoras plotter utilizam folhas a partir do A2 (594 x 420 mm) até formatos muito maiores, medidos em metros. Por ser de um tamanho tão grande, o material para impressão em plotter precisa estar numa qualidade altíssima, que não pode ser aberta nem tão pouco produzida em computadores comuns. Por isso, não basta ter uma impressora plotter, também é necessário ter uma ótima máquina para trabalhar com este tipo de material, o que o torna um pouco inacessível e desconhecida para o público comum.

Outra diferença do plotter é que ele não imprime só em papel: é possível usar adesivos, plásticos, materiais vinílicos, tecidos, vidro, dentre outros suportes. Em outras versões, a impressora plotter imprime e corta o material, sendo chamada de plotter de recorte. Assim, ao ser impresso, um adesivo para vitrine já estará pronto para instalação pois sai do aparelho cortado no tamanho e formato planejado, sem precisar de ajustes.

Impressora PlotterFonte: It’s Jacqueline.

Como é uma impressora de alta performance e rápida, seus custos de compra e manutenção são altos. Muitas gráficas, birôs e outras empresas optam não por comprar, mas fazer o outsourcing de plotter, o que pode significar uma grande vantagem. Assim, todo o material gasto nas impressões em grandes formatos e a manutenção das impressoras plotter ficam garantidos.

No outsourcing de plotter, os suportes para impressão são entregues pela empresa que faz o aluguel e manutenção do equipamento. Isso facilita bastante o trabalho das gráficas e birôs, tendo em vista que nem sempre o material pode ser encontrado em qualquer papelaria, pois não tem um uso rotineiro. Outra vantagem do outsourcing de plotter é garantir um preço por impressão menor para a empresa, melhorando seus lucros, assim como a constante atualização de seu maquinário e periféricos sem nenhum custo adicional. Dessa forma, é possível manter as impressoras plotter funcionando constantemente, sem precisar parar por causa de falhas na manutenção ou falta de material.

O outsourcing de plotter é tão vantajoso que algumas empresas, que precisavam recorrer a gráficas para fazer suas impressões em grandes formatos, como escritórios de engenharia, arquitetura, publicidade e comunicação visual, estão adquirindo esse serviço para poder oferecer a seus clientes um material de alta qualidade produzido mais rapidamente. O desempenho do equipamento para plotter é muito atraente, principalmente para quem está em busca da criação de impressões em grandes formatos de ótima resolução, alta velocidade e custo baixo.

Impressora PlotterFonte: ABM Federal.

Agora que você já sabe mais sobre plotter, suas peculiaridades e as vantagens de seu outsourcing, já pode pedir seu orçamento com a Max Quality, que oferece as melhores soluções em impressão para você e sua empresa poderem se preocupar com o que realmente precisam: captar novos cliente e aumentar os lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *