Quando usar uma impressora plotter

Quando usar uma impressora plotter

Existem diversos tipos de impressoras disponíveis no mercado, e uma delas é a plotter. Elas são grandes, ocupam bastante espaço e podem ser encontradas com mais facilidade em gráficas e bureaus. Mas você sabe quando usar uma impressora plotter?

Plotter

Fonte: Quora.

A impressora plotter é usada, basicamente, para impressões em grandes formatos (maior que A3 ou A4). Quando queremos passar para o papel algo que é muito grande, como mapas, plantas, projetos, desenhos, etc., precisamos de uma máquina deste tipo. A arte é elaborada em um programa específico e reproduzida com ótima qualidade através de uma impressora plotter.

Além da plotter de impressão digital, que é mais popular, há a de recorte. Através de um programa de computador, a impressora é pré-programada com instruções para realizar o corte do material, formando desenhos. A lâmina é capaz de realizar recortes bem precisos, criando até desenhos complexos de tamanhos enormes e muito bonitos.

Ver uma impressora plotter trabalhando é muito legal. Porém, ter uma exige um enorme investimento e muito espaço disponível. Além disso, para operar uma plotter é preciso um computador com capacidade de processamento superior, pois os programas utilizados neste tipo de impressão são muito pesados e específicos.

Aluguel de plotter

Fonte: PrinterStop.

Existem muitas utilidades para uma impressora plotter, pois elas podem imprimir sobre diversos suportes e materiais, desde o papel comum ou fotográfico até película vegetal, adesivos e tecidos. Além disso, para se conseguir uma peça única e interessante, é possível combinar a utilização de uma plotter de impressão digital com uma de recorte, por exemplo.

Alguns dos usos mais comuns para uma impressora plotter é a impressão de mapas cartográficos, projetos de engenharia e arquitetura, grafismos e imagens para outdoors. Painéis, banners e lembrancinhas para festas também costumam ser impressos em plotter, assim como adesivos decorativos para paredes.

Imãs para geladeira e calendários (principalmente peças promocionais distribuídas por empresas) também podem ser impressos em plotter, mas isso só compensa se a quantidade final de objetos for bem grande, pois é preciso utilizar uma máquina de impressão e outra de recorte. Adesivos em geral também podem ser impressos e cortados desta forma.

Quando usar uma impressora plotter

Fonte: ABM Federal.

Muitas vezes, vemos impressões realizadas em plotter pela rua, mas simplesmente não nos damos conta disso simplesmente por não conhecermos esse tipo de impressora. Elas podem ser usadas até na criação de faixas ou para imprimir um grande desenho para ser usado na fachada de uma loja ou na decoração da casa.

Para se obter uma boa impressão em plotter, é muito importante prestar atenção no material que está sendo usado. As tintas comuns, utilizadas em impressoras a jato de tinta, até podem ser usadas na plotagem, porém não apresentam boa durabilidade quando expostas ao tempo por grande período. Desta forma, é importante sempre investir em materiais de boa qualidade.

Assim, o tipo de tinta utilizada deve ser escolhido de acordo com o suporte sobre o qual será feita a impressão. A tinta para papel é diferente daquela que é utilizada sobre plástico ou tecido, então este é um detalhe bem importante que contribui para a durabilidade do material impresso em plotter. E se a impressão ficar exposta, opte para tintas próprias para ambientes externos.

Impressora Plotter

Fonte: Riverside Prints.

Uma impressora plotter pode ser utilizada para vários fins e é por isso que muitas gráficas têm máquinas deste tipo. Como é muito difícil uma pessoa ter uma plotter em casa, a procura por estas impressões acaba sendo grande e gerando bastante lucro para a empresa. E vale lembrar que nem toda gráfica precisa comprar uma plotter: ela pode ser alugada ou estar num sistema de outsourcing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *